• Carregando...

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, está preocupado após um novo episódio de violência na Venezuela que custou a vida de um estudante de 14 anos durante confrontos entre manifestantes e policiais. Ban afirmou nesta quinta-feira (26) que apoia os esforços dos países da região para relançar o diálogo entre o governo e a oposição.

A morte de Kluivert Roa na última terça-feira, durante manifestação no estado de Táchira, despertou temores do aprofundamento da crise no país. O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse que Ban “se preocupa com a perda de vidas no país” e apoia a tentativa da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) para “ajudar a Venezuela a superar seus atuais desafios e garantir os direitos humanos de todos”.

Segundo Dujarric, o secretário-geral destacou o comunicado do governo sobre a abertura da investigação e a visita de chanceleres da região ao país como fatores positivos. Já a Anistia Internacional emitiu um comunicado alertando para uma intensificação da crise política. A organização teme que a violência se intensifique “se as autoridades não enviarem uma mensagem clara de que o uso da força não será tolerada, e que as liberdades de expressão, associação e reunião serão respeitadas”.

“O uso excessivo da força durante os protestos, as detenções do prefeito de Caracas, de um juiz e de um advogado e os casos de ao menos quatro estudantes encontrados mortos em circunstâncias desconhecidas levam a pensar que a situação está se deteriorando rapidamente”, diz um comunicado da organização.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]