• Carregando...
Guardas do Talibã monitoram local de explosão que matou ao menos cinco pessoas em frente a uma mesquita em Cabul, Afeganistão, 3 de outubro
Guardas do Talibã monitoram local de explosão que matou ao menos cinco pessoas em frente a uma mesquita em Cabul, Afeganistão, 3 de outubro| Foto: EFE/EPA/STRINGER

Uma operação lançada pelos talibãs em Cabul, no Afeganistão, resultou na morte de diversos membros da organização jihadista Estado Islâmico (EI), conforme afirmou nesta segunda-feira o porta-voz do gruo fundamentalista, Bilal Karimi, à Agência Efe.

Esta foi a primeira ação deste tipo realizada contra esconderijos do EI na capital afegã desde que os talibãs assumiram o controle total do país asiático, em 31 de agosto passado.

De acordo com a fonte, uma casa, que servia de base para os integrantes do Estado Islâmico foi parcialmente destruída e todos que lá estavam escondidos acabaram morrendo.

Karimi, no entanto, não informou o número exatos de vítimas. O porta-voz dos talibãs indicou que uma grande quantidade de explosivos armazenados no local por integrantes do grupo jihadista foram detonados.

A operação foi classificada pela fonte como "exitosa e decisiva", já que o local era utilizado como base para a preparação de atentados contra Cabul.

Por outro lado, testemunhas afirmaram à Efe que a operação resultou em combates que duraram horas, e que era possível ouvir inúmeros disparos de armas de fogo e algumas explosões.

A ação dos talibãs ocorreu um dia depois de um atentado ocorrido perto da entrada de uma mesquita em Cabul, em que, pelo menos, cinco pessoas morreram e quatro ficaram feridas.

No momento do ataque, estava sendo celebrada cerimônia em memória da mãe do principal porta-voz do grupo fundamentalista, Zabihullah Mujahid. Nenhum grupo ou organização armada, no entanto, reivindicou a autoria do crime.

Cabul, assim como as províncias de Nangarhar e Parwan são os principais palcos de combate entre talibãs e integrantes do Estado Islâmico nas últimas semanas.

No Afeganistão, a principal área de operações do EI é Nangarhar, onde diversos confrontos aconteceram. O grupo, em 26 de agosto, cometeu atentado contra o aeroporto de Cabul, em que mais de 180 pessoas morreram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]