• Carregando...
Estudantes cobram lisura do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) | Carlos Garcia Rawlins/Reuters
Estudantes cobram lisura do Conselho Nacional Eleitoral (CNE)| Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Um grupo de estudantes que protestavam contra a comissão eleitoral e o governo da Venezuela entrou ontem em confronto com partidários do governo em Caracas.

Os dois lados jogaram pedras e garrafas uns nos outros, depois que cerca de 300 estudantes marchavam no centro da cidade e encontraram em torno de cem apoiadores de Hugo Chávez, presidente morto no último dia 5 de março em decorrência de um câncer na região pélvica.

A polícia usou bombas de gás lacrimogêneo para separar os dois grupos.

Os estudantes decidiram adiar sua chegada à sede do Conselho Nacional Eleitoral, onde pretendiam entregar cartas demandando também que cesse a propaganda eleitoral do sucessor de Chávez, o presidente interino Nicolás Maduro, com recursos do Estado.

Eles carregavam cartazes com dizeres como "Eleições livres e justas", "Joga limpo CNE" e "Nicolás é um mentiroso".

No protesto, também exigem que o governo não interfira na política antes da eleição do dia 14 de abril que escolherá o substituto de Chávez.

Foi o primeiro conflito desde o anúncio das eleições, depois da morte de Chávez.

Os dois candidatos, Maduro e o líder oposicionista Henrique Capriles, vêm trocando acusações pessoais enquanto angariam apoio para o pleito.

Maduro, que promete continuar o programa político de Chávez, lidera nas pesquisas de intenção de voto realizadas até agora, com vantagem entre 14 e 18 pontos porcentuais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]