• Carregando...
alexei navalny
Líder da oposição russa Alexei Navalny| Foto: Mladen ANTONOV/AFP

Alexei Navalny, o mais proeminente crítico do presidente russo Vladimir Putin, foi envenenado com Novichok, o mesmo agente neurotóxico usado para envenenar o ex-espião russo Sergei Skripal em 2018, informou o governo da Alemanha nesta quarta-feira (2).

Navalny está sendo tratado em um hospital em Berlim depois de ter passado mal em um voo que ia da Sibéria a Moscou, há duas semanas. O centro hospitalar já havia confirmado que o político russo havia sido envenenado e hoje o governo alemão informou que descobriu-se a presença de Novichok no organismo de Navalny.

O porta-voz da chanceler Angela Merkel, Steffen Seibert, disse em um comunicado nesta quarta-feira que testes feitos por um laboratório militar alemão mostraram a prova de "um agente químico nervoso do grupo Novichok". O agente, desenvolvido pela União Soviética nos anos 1970 e 1980, provoca a contração involuntária de todos os músculos, o que leva a uma falência cardíaca e respiratória.

A equipe de Navalny acusa Putin de ter mandado envenenar o político opositor e o Kremlin nega veementemente. O governo alemão condenou o envenenamento e está exigindo respostas do governo russo urgentemente. "É um acontecimento perturbador que Alexei Navalny tenha sido vítima de um agente químico nervoso na Rússia", disse o governo alemão, que vai informar os membros da União Europeia e os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre a descoberta para que possam dar uma resposta conjunta à questão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]