• Carregando...
navalny hospital
Alexei Navalny: o principal opositor de Vladimir Putin| Foto: Reprodução/Instagram @navalny/AFP

O principal opositor de Vladimir Putin, Alexei Navalny, foi considerado culpado de fraude e desacato por um tribunal russo nesta terça-feira (22). O veredito deve fazer com que seu tempo na prisão seja estendido em 13 anos.

Atualmente, Navalny já cumpre uma sentença de dois anos e meio por violações da liberdade condicional imposta graças às acusações prévias que ele sofreu do Kremlin. O ativista considera que os processos foram fabricadas para frustrar suas ambições políticas.

O último processo, que resultou na condenação por fraude, também foi rejeitado pelo opositor de Putin como "politicamente motivado". Os promotores pediram ao tribunal que o enviasse para uma colônia penal de segurança máxima.

O registro da audiência mostra um Navalny extremamente magro ao lado de seus advogados em uma sala cheia de seguranças, enquanto o juiz lia as acusações contra ele.

Navalny foi preso no ano passado logo que voltou à Rússia depois de receber tratamento médico na Alemanha. Durante uma visita à Sibéria em 2020, ele foi envenenado por um agente da era soviética e culpou Putin pelo ataque.

O Kremlin disse que não encontrou evidências de que o ativista tenha sido envenenado e negou qualquer participação no ataque. Navalny é classificado pelas autoridades russas como um "subversivo", cujos apoiadores estão determinados a desestabilizar a Rússia com o apoio do Ocidente. Muitos de seus aliados fugiram do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]