• Carregando...
Rússia bloqueia Facebook e Twitter no país
| Foto: Bigstock

A Rússia bloqueou o acesso da população às redes sociais Facebook e Twitter no país nesta sexta-feira (4), dizem agências. O regulador dos meios de comunicação da Rússia (Roskomnadzor) decidiu pelo bloqueio do Facebook como resposta ao que foi classificado como "censura" das contas de veículos da Rússia, em meio à ação invasão na Ucrânia.

De acordo com um documento publicado no site do órgão, a mudança atende um pedido do Ministério Público russo feito em 24 de fevereiro, data do início da ofensiva militar russa na Ucrânia.

"Em 4 de março, foi decidido por bloquear o acesso à rede social Facebook, controlada pela Meta, no território da Federação Russa", indicou o órgão regulador, por meio de comunicado, segundo a agência de notícias local "Interfax".

O Roskomnadzor já havia restringido parcialmente, no fim de fevereiro, o acesso à plataforma, depois do início da chamada pelo governo da Rússia de "operação especial militar" na Ucrânia.

A medida foi justificada como resposta às restrições impostas contra quatro veículos de comunicação russos, a emissora militar de televisão "Zvezda", a agência estatal de notícias "RIA Novosti", o site "Lenta" e o jornal "Gazeta".

O Escritório da Procuradoria-Geral da Rússia, por sua vez, afirmou que o Facebook "ilegalmente restringiu a difusão através de usuários da internet de informação socialmente importante no território da Federação Russa, incluindo mensagens e materiais de veículos registrados, em conexão com a imposição de sanções políticas e econômicas por parte de países estrangeiros".

Para autoridades russas, o bloqueio viola o direito dos cidadãos contido no artigo 29 da Constituição russa de "acessar, receber, transmitir, produzir e divulgar livremente informações de forma lícita". O Roskomnadzor informou ter solicitado à empresa matriz do Facebook, Meta, que suspendesse as restrições e explicasse as razões de sua introdução, mas ela teria ignorado o pedido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]