• Carregando...
Candidatos presidenciais democratas na segunda rodada do primeiro debate das primárias dos EUA
Candidatos presidenciais democratas na segunda rodada do primeiro debate das primárias dos EUA| Foto: SAUL LOEB/AFP

Quatro horas em duas noites de debates embaralharam a corrida presidencial democrata nos Estados Unidos, expondo feridas raciais de décadas e abrindo divisões recém-descobertas que levaram a próxima fase da corrida a um território incerto.

A atuação do ex-vice-presidente de Barack Obama, Joe Biden, – cuja posição no topo das pesquisas tem marcado os primeiros meses da disputa interna – mostrou como sua liderança se tornou frágil à medida que seu histórico, sua idade e sua ideologia ficaram sob intenso ataque.

Round 1: Kamala Harris x Biden

A senadora Kamala Harris, da Califórnia, teve o desempenho mais pessoal e cativante ao confrontar Biden, questionando sua oposição a uma lei federal da década de 1970, que previa transporte para integrar escolas de áreas antes segregadas. Biden tentou defender seu histórico, mas também parecia perturbado por um ataque pessoal.

"Eu também argumentei muito fortemente que nós, de fato, lidamos com a noção de negar às pessoas o acesso à urna. Eu concordo que todos, uma vez que, de fato - de qualquer maneira, meu tempo acabou. Sinto muito". O fim abrupto da frase de Biden foi amplamente criticado na imprensa americana por demonstrar "fraqueza".

Round 2: Biden x Sanders

Biden e Bernie Sanders dividiram-se profundamente sobre o rumo do Partido Democrata: Sanders pediu uma drástica mudança na economia americana e Biden propôs um pacote mais convencional de reformas liberais.

Seus pontos divergentes destacaram a mesma divisão ideológica que ficou evidenciada na quarta-feira - no debate entre os primeiros dez pré-candidatos -, quando a senadora por Massachusetts, Elizabeth Warren, uma progressista, e a senadora por Minnesota, Amy Klobuchar, uma centrista, definiram os polos de seu partido.

Round 3: todos contra Trump

O nome do presidente Donald Trump foi mencionado 69 vezes durante as duas noites do debate.

Biden condenou as políticas econômicas da atual gestão, incluindo os cortes de impostos aprovados no ano passado e disse que os democratas devem expandir o acesso ao sistema de saúde.

Sanders, o segundo favorito da disputa democrata para as eleições de 2020, se somou ao seu adversário ao afirmar que "Trump é "um mentiroso patológico e um racista e mentiu ao povo americano durante sua campanha".

Vencedores e perdedores

Das várias listas feitas pela imprensa americana, dois nomes se destacam como os vencedores da segunda noite de debates: Kamala Harris e Pete Buttigieg, prefeito de South Bend, Indiana que, segundo a avalização da Fox News, respondeu de forma articulada e teve o cuidado de tomar posições moderadas, como questionar a proposta de estender o programa de saúde federal "Medicare" para todos os americanos. Sanders aparece entre os perdedores por ser repetitivo e superficial.

Na primeira noite os ganhadores foram Elizabeth Warren, que capitalizou o debate, e Julian Castro, ex-prefeito de San Antonio que até então tinha uma campanha tímida para a presidência - algo que deve mudar após o debate. Os grandes perdedores foram Beto O'Rourke, devido às suas frases muito ensaiadas e poucas propostas, e o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, que, segundo a CNN, foi excessivamente rude ao interromper os demais candidatos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]