• Carregando...
Ponte dos Suspiros, em Veneza, Itália | lk/ANDREA PATTARO
Ponte dos Suspiros, em Veneza, Itália| Foto: lk/ANDREA PATTARO

Neste mês os românticos de todo o mundo perderam um dos seus endereços mais tradicionais: a Pont Des Arts, em Paris. A prefeitura optou por remover os “cadeados do amor” que casais colocavam na estrutura (um ato símbolo para “trancar” a relação) devido ao peso, que ameaçava derrubar a grade de proteção.

Apesar disso, não faltam pontos turísticos tradicionais onde apaixonados de todo o planeta costumam selar a sua relação -- alguns deles cercados de lendas que garantem “amor eterno” aos casais que cumprirem certos rituais.

Nesta lista, você confere o roteiro com algum destes endereços.

Ponte dos Suspiros (Veneza, Itália)

Wikimedia.org

Veneza, na Itália, é um lugar óbvio para apaixonados. Esta construção do século 15, no entanto, eleva o romance à máxima potência -- embora tenha sido criada, na verdade, como uma passagem de prisioneiros.

O fato é que, de acordo com uma antiga lenda, casais apaixonados que se beijarem ao passar de gôndola por baixo da Ponte dos Suspiros garantem o almejado eterno amor.

Parque del Amor (Lima, Peru)

Wikimedia.org

A bela vista do Pacífico, no bairro turístico de Miraflores, é um convite ao romance. O local reúne todos os dias muitos casais que querem assistir ao pôr-do-sol multicolorido do Peru.

Não bastasse, no centro do parque há uma escultura chamada “El Beso”, uma homenagem aos apaixonados.

Sacada de Julieta (Verona, Itália)

Wikimedia.org

As discussões sobre se a obra mais famosa do dramaturgo britânico William Shakespeare, “Romeu e Julieta”, é ficcional ou não se arrastam ao longo dos séculos. Mas, o fato é que a cidade de Verona, onde se passa a trama, abraçou a tragédia romântica. Tanto que criou pontos turísticos que remetem à história.

Um deles é esta sacada, que representa o local onde Julieta flertava com seu amado. E é um local cultuado pelos apaixonados, que, além de visitarem a construção, deixam mensagens e cartas de amor coladas às paredes. Um gesto romântico, mas que já foi condenado pela prefeitura da cidade.

The Kissing Bridge (Ontario, Canadá)

Wikimedia.org

O nome verdadeiro desta ponte coberta é West Montrose. Mas o que pegou mesmo é Kissing Bridge (ponte do beijo, em tradução livre). Isso porque diz a lenda que os apaixonados terão amor eterno se derem um beijo ao atravessar a estrutura, construída em 1881.

Weidendammer Bridge (Berlim, Alemanha)

Wikimedia.org

Apesar de nunca ter sido tão badalada quanto sua versão francesa, a ponte dos apaixonados alemã também é referência para casais do mundo todo.

Na Weidendammer, os cadeados riscados com as iniciais dos apaixonados enfeitam a vista do rio Spree, na área central de Berlim.

A prefeitura, no entanto, remove boa parte das peças com frequência. Se os relacionamentos se abalam por conta disso é um mistério...

Hôtel de Ville (Paris, França)

Wikimedia.org
Reprodução

A charmosa capital francesa é um deleite para os apaixonados. E a Torre Eiffel dispensa comentários de tão óbvio destino que é.

Mas, além dela, há outros endereços para os apaixonados. E muitos deles visitam este prédio, atualmente usado pela prefeitura da cidade, com um objetivo claro.

Na década de 1920, o fotógrafo Robert Doisneau captou o beijo de um casal em frente à construção para uma reportagem da revista “Life” sobre romance na capital francesa.

A foto foi premiada e é até hoje uma das mais famosas no mundo todo. No começo dos anos 2000, chegou a ser leiloada por milhares de euros.

Tanto que serve de inspiração para muitos casais, que diariamente tentam reproduzi-la -- mesmo décadas depois da publicação.

Árvores de cadeados (Moscou, Rússia)

Os russos também amam, é claro. E em Moscou está um dos monumentos mais românticos do mundo: uma linha de árvores de cadeados. A tradição é a mesma das versões em outros cantos do mundo: casais apaixonados e muitos recém-casados visitam o lugar para colocar as peças com suas iniciais e “trancar” (em um sentido positivo) a relação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]