• Carregando...

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deve aumentar suas tropas no Afeganistão em até 6 mil soldados, segundo diplomatas da entidade disseram nesta sexta. Além disso, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, avalia o envio de outras dezenas de milhares de soldados ao país.

A Otan fará uma conferência no dia 7 de dezembro, durante a qual outras nações aliadas devem anunciar seus próprios reforços. Um diplomata da Otan disse nesta sexta que os europeus e outras nações da força internacional devem contribuir com entre 4 mil e 6 mil novas tropas.

A força internacional tem mais de 100 mil soldados, com 41 membros da Otan e outros aliados contribuindo com 36 mil deles. Os outros são norte-americanos. Até agora, Grã-Bretanha, Eslováquia, Turquia, Geórgia, Coreia do Sul e Montenegro indicaram que devem contribuir com tropas para a força liderada pelos EUA.

Na terça-feira, Obama deverá anunciar seu novo plano de batalha para o Afeganistão, incluindo um aumento das forças dos EUA e a estratégia para encerrar o envolvimento militar norte-americano no país. Funcionários da administração disseram que Obama provavelmente determinará o envio de mais 30 mil soldados, aproximadamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]