Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito

Otan pede que Rússia leve tropas de volta para as bases

Chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) chamou os observadores internacionais para serem enviados para a região da Crimeia

O chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse que a Rússia deve retirar seus soldados da Ucrânia e acalmar a situação na Crimeia, e chamou os observadores internacionais para serem enviados para a região, depois de uma reunião do Conselho do Atlântico Norte neste domingo(02).

A Rússia deve "retirar suas forças de volta para as suas bases, e se abster de qualquer interferência em outros lugares na Ucrânia", disse Anders Fogh Rasmussen a jornalistas. "Encorajamos ambas as partes a procurar imediatamente uma solução pacífica através do diálogo bilateral".

Ele acrescentou que uma ação militar contra a Ucrânia por parte das forças da Federação Russa seria uma "violação das leis internacionais" e disse que a Rússia deveria reduzir as tensões.

Ele acrescentou que "nesta fase", ninguém pediu para ativar o artigo 4 do tratado da Otan, segundo o qual um aliado pode solicitar consultas quando acredita que sua integridade territorial ou segurança está ameaçada, e existe a possibilidade de uma reunião entre a Otan e a reunião.

"Aliados da Otan continuam a apoiar a soberania, a independência e a integridade territorial da Ucrânia, e o direito do povo ucraniano para determinar o seu próprio futuro , sem interferência externa", disse. Fonte: Dow Jones Newswires.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.