• Carregando...
pandemia europa
Enfermeiros cuidam de um paciente com Covid-19 na unidade de terapia intensiva do hospital universitário de Essen, oeste da Alemanha, em 22 de março de 2021, em meio à nova onda de coronavírus na Europa| Foto: Ina FASSBENDER/AFP

Os governos europeus estão diante de uma encruzilhada. De um lado, enfrentam protestos populares contra o confinamento, como os que foram registrados no fim de semana na Alemanha, Holanda, Áustria, Bulgária, Suíça, Sérvia, Polônia, França e Reino Unido. Do outro, avaliam endurecer ainda mais as restrições de movimento para evitar o colapso dos hospitais.

No domingo (21), Alemanha e Bélgica confirmaram que a única saída para evitar um colapso em seus sistemas de saúde é adotar novas medidas de confinamento, que devem ser anunciadas em breve. O Instituto Robert Koch de Doenças Infecciosas, agência estatal alemã, relatou que os níveis de contaminação haviam ultrapassado uma marca-chave.

De acordo com o instituto, a média de 100 infecções por cada 100 mil habitantes nos últimos sete dias é o limite estabelecido pelas autoridades para que as UTIs sejam capazes de suportar uma onda de contágios. Ontem, a Alemanha chegou a 103,9 contaminações por 100 mil habitantes, prenunciando uma sobrecarga do sistema. O agravamento da crise aumentou a pressão pela adoção de uma nova quarentena.

Líderes nacionais e regionais se reunirão nesta segunda para definir o alcance da próxima rodada de restrições. "Infelizmente, teremos de acionar essas travas de emergência", disse a chanceler alemã, Angela Merkel, que tem apoio de várias autoridades regionais.

Na França, a situação é crítica em algumas regiões, especialmente no norte do país. Há duas semanas, pacientes de Lille, Dunquerque e Furnes começaram a ser transferidos para hospitais belgas, que agora também dão sinais de saturação.

Na Bélgica, onde a média diária de casos cresceu 36% na última semana, o ministro da Saúde, Frank Vandenbroucke, disse ontem que novas medidas de confinamento são inevitáveis, já que as restrições atuais, em vigor desde novembro, não foram capazes de conter a pandemia.

"Estabelecemos um plano de abrir completamente as escolas após a Páscoa e os restaurantes a partir de 1º de maio", afirmou o ministro. "Com o aumento de casos, existe o risco de não atingirmos esses objetivos. Para garanti-los, medidas adicionais são necessárias."

O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, disse que o governo já esperava um aumento do número de casos em março, mas que o crescimento que vem sendo registrado está muito além do projetado. "Está claro que teremos semanas decisivas pela frente", disse o premiê. "Por mais que a gente queira, o coronavírus não foi embora." Segundo o governo, no ritmo atual, o sistema de saúde da Bélgica começará a entrar em colapso a partir de 10 de abril.

Protestos contra o confinamento

 Manifestantes exigem o fim das medidas restritivas contra o coronavírus em Kassel, região central da Alemanha, em 20 de março de 2021 | Foto: Yann Schreiber/AFP
Manifestantes exigem o fim das medidas restritivas contra o coronavírus em Kassel, região central da Alemanha, em 20 de março de 2021 | Foto: Yann Schreiber/AFP| AFP

As UTIs estão lotadas também na Romênia, após a aceleração do contágio registrada na semana passada. O primeiro-ministro romeno, Florin Ciu, no entanto, rejeitou ontem a ideia de lockdown nacional. "Muitas pessoas estão me perguntando se vamos acabar presos dentro de casa novamente. Minha resposta é muito clara: não", disse.

Em parte, a hesitação do governo romeno se explica pela onda de protestos contra o confinamento registrada no fim de semana. No sábado, pelo menos 36 pessoas foram presas e vários policiais ficaram feridos em Londres durante uma manifestação.

Em Kassel, na Alemanha, houve confrontos entre manifestantes e policiais, que usaram spray de pimenta, cassetetes e canhões d’água para dispersar a multidão.

Os franceses também saíram às ruas contra o terceiro confinamento em menos de um ano para 21 milhões de pessoas – quase um terço da população do país. No domingo, milhares de pessoas se reuniram para um carnaval não autorizado em Marselha, uma aglomeração gigantesca de foliões que a polícia qualificou de "irresponsáveis". "Os jovens estão cansados do confinamento", disse Romain, de 26 anos, que não quis revelar seu sobrenome.

A festa em Marselha revela o caráter cada vez mais impopular das restrições adotadas pelo governo do presidente, Emmanuel Macron. Isso fez com que as autoridades evitassem usar o termo "lockdown" para se referir às novas medidas, anunciadas na quinta-feira. O pacote de Macron, porém, acabou sendo mais brando do que os dois confinamentos anteriores, de março e novembro.

De acordo com as novas regras, o comércio não essencial fechou as portas. Lojas de roupas, decoração e salões de beleza também tiveram que suspender suas atividades. Mas estabelecimentos que vendem comida, livros, flores e chocolate puderam permanecer abertos o que foi bastante questionado por especialistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]