• Carregando...
Segundo as autoridades, equipe de demolição evitou que qualquer pedaço dos escombros dos prédios fosse retirado do local | Michelle McLoughlin/Reuters
Segundo as autoridades, equipe de demolição evitou que qualquer pedaço dos escombros dos prédios fosse retirado do local| Foto: Michelle McLoughlin/Reuters

A escola fundamental Sandy Hook, palco de massacre que vitimou 20 crianças e seis funcionários em 14 de dezembro do ano passado, começou a ser demolida nesta semana. Os trabalhos de demolição do conjunto de prédios em Newtown, Connecticut, começaram na última quinta-feira (24) e a previsão é que eles sejam concluídos antes do aniversário da tragédia.

Uma preocupação da equipe de demolição é que nenhum pedaço dos escombros dos prédios seja retirado do local. Segundo Robert Mitchell, que preside a comissão local, os trabalhadores foram instruídos a destruir qualquer coisa que possa identificar a escola. Em parte para proteger a privacidade das vítimas e para prevenir que as peças sejam vendidas como suvenires.

Os tijolos serão destruídos até se tornarem irreconhecíveis e os trabalhadores assinaram termos de confidencialidade para evitar que descrições sobre o interior dos prédios circulem na internet.

"Nós não queremos que aconteça algo como o ocorrido com os destroços do 11/09. Seria constrangedor. O aço será derretido e nada identificável deixará o local", afirmou Mitchell.

No dia 5 de outubro, o governo local destinou US$ 50 milhões para a construção de uma nova escola no local da Sandy Hook. A aprovação aconteceu cinco meses após um grupo de estudos recomendar a demolição dos prédios.

A escola está fechada desde a tragédia. Cerca de 400 alunos que a frequentavam estão estudando em um colégio na cidade vizinha de Monroe, que foi reformada especialmente para receber as crianças. Segundo Mitchell, a nova escola em Newtown ficará pronta para o ano letivo de 2016/2017.

O destino da Sandy Hook é diferente do de outras escolas americanas que sofreram com massacres. A Columbine High School, palco da primeira tragédia deste tipo, em 1999, reabriu alguns meses depois. Na faculdade Virginia Tech, onde um jovem armado matou 25 estudantes e cinco professores em 2007, o prédio onde ocorreu a chacina foi transformado em um centro de estudos e prevenção da violência.

No dia 14 de dezembro de 2012, Adam Lanza, de 20 anos, entrou na escola Sandy Hook e matou 20 crianças, todas com idades entre 5 e 10 anos, e seis adultos. Antes, o jovem havia matado a própria mãe. Ele foi encontrado morto dentro do colégio, o que leva a crer que ele se matou após a chacina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]