• Carregando...
Panamá pediu ao governo venezuelano que negocie uma saída política | HO/
AFP
Panamá pediu ao governo venezuelano que negocie uma saída política| Foto: HO/ AFP

O governo do Panamá concedeu asilo político a dois juízes venezuelanos, que entraram na embaixada do país em Caracas nesta semana. Em um comunicado, o Ministério de Relações Exteriores panamenho informou que tomou essa decisão em solidariedade com o povo venezuelano e pediu ao governo de Nicolás Maduro que detenha as ações da Constituinte e negocie uma saída política.

O magistrado suplente e advogado da Procuradoria Geral da Venezuela, Gustavo Sosa Izaguirre e o magistrado suplente da Sala Político Administrativa do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), Manuel António Espinoza Malet, haviam sido designados para a Suprema Corte pela oposição, que é contra a Assembleia Nacional venezuelana. 

De acordo com um decreto do Executivo panamenho publicado no Diário Oficial, os magistrados e suas famílias tem sofrido constantes ameaças por parte de funcionários do governo e militantes do partido de governo, e por isso solicitaram proteção. Segundo o governo panamenho, os dois magistrados se encontram na missão diplomática do Panamá na Venezuela há alguns dias. 

No twitter a vice-presidente e chanceler do Panamá, Isabel De Saint Malo, publicou pela manhã: “Outorgamos asilo aos juízes em solidariedade com o povo venezuelano neste momento em que urge o apoio da comunidade internacional”.

Constituinte

A concessão do asilo aos juízes foi dada no mesmo dia em que o governo de Nicolás Maduro instala na Venezuela a Assembleia Constituinte, iniciativa com grande rejeição por parte da comunidade internacional e pela oposição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]