i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
roma

Papa Francisco tomará posse da Cátedra do Bispo de Roma

A posse do argentino Jorge Mario Bergoglio da diocese de Roma, da qual é titular em qualidade de pontífice, se produzirá mediante uma cerimônia na basílica que está prevista que comece às 17h30 local (12h30, horário de Brasília) e na qual participarã

  • Porefe
  • 06/04/2013 10:15

O papa Francisco tomará posse no domingo da Cátedra de Bispo de Roma na Basílica de São João de Latrão, a catedral da capital italiana, em um ato que será realizado quando ainda não foi completado um mês de sua escolha como pontífice, no conclave de 13 de março.

A posse do argentino Jorge Mario Bergoglio da diocese de Roma, da qual é titular em qualidade de pontífice, se produzirá mediante uma cerimônia na basílica que está prevista que comece às 17h30 local (12h30, horário de Brasília) e na qual participarão também o cardeal vigário de Roma, Agostino Vallini, e o vigário emérito Camillo Ruini.

Junto a eles, párocos e outros religiosos, assim como fiéis da capital italiana, acompanharão Francisco em um dos momentos mais especiais para o papa argentino, que, apesar de vir "quase do fim do mundo", como ele mesmo disse, assegura que se sente, antes de tudo, bispo de Roma.

A cerimônia em São João de Latrão começará com a posse da Cátedra da diocese de Roma, representada pela poltrona elevada da época do papa Leão X na basílica patriarcal, seguido do rito da obediência.

Posteriormente, Francisco presidirá uma missa na catedral romana, que deve ser assistida pelo prefeito da capital , Gianni Alemanno, entre outras autoridades da cidade e da Itália.

Durante séculos, a posse da diocese romana era precedida pela chamada "cavalgada papal", na qual o recém eleito pontífice atravessava em procissão o centro de Roma até a Basílica de São João de Latrão sob um cavalo branco.

Esta tradição foi conservada até o século XVIII e depois se utilizaram meios mais cômodos para o pontífice, como os carros de cavalos ou, a partir de Pio XII no século XX, os automóveis para transportar o bispo de Roma desde o Vaticano até São João de Latrão.

Além da cerimônia de posse do novo bispo de Roma, que sucede Bento XVI após a renúncia ao pontificado em 28 de fevereiro, está previsto que amanhã seja descoberta uma placa em honra a João Paulo II na praça de São João de Latrão, na parte anterior ao Palácio do Vicariato.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.