• Carregando...
 | Divulgação/The Real Junk Food Project
| Foto: Divulgação/The Real Junk Food Project

O primeiro supermercado de “sobras” do Reino Unido acaba de ser inaugurado na cidade de Pudsey, na Inglaterra. Iniciativa do The Real Junk Food Project, rede mundial de cafés que funciona no esquema “pague quanto puder”, a loja, instalada em um grande galpão, recebe cerca de 10 toneladas de comida por dia, que seriam desperdiçadas por estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes e outros mercados. O cliente pode pagar pelos produtos com dinheiro ou serviços.

Embora a iniciativa possa ser bastante útil para pessoas que passam por dificuldades, a intenção do grupo é que qualquer cidadão vá ao mercado para fazer compras.

“Nós não queremos alimentar apenas os desabrigados, necessitados, refugiados (...). Queremos alimentar a todos”, afirma o The Real Junk Food Project em seu site. “Nós interceptamos produtos que já passaram de seu prazo de validade e, cheirando, experimentando, inspecionando, verificamos se está apto para o consumo. Nós não jogamos comida fora simplesmente porque está ‘vencida’, mas nunca ofereceremos aos clientes alimentos que acreditamos estarem inaptos ao consumo humano”.

À BBC, o chef Adam Smith, cabeça por trás do projeto, contou que a criação do mercado foi um acaso. Segundo Smith, o excedente de comida que não é destinado aos cafés do The Real Junk Food normalmente é doado para escolas, mas com o verão - que no Hemisfério Norte acontece de junho a setembro - e as férias escolares, os produtos foram alocados num galpão. “Colocamos uma mensagem em nossas redes sociais contando às pessoas que elas podiam vir [até o depósito] e pegar o que quiserem. Todo mundo ficou ‘maluco’”, contou o chef.

Agora, o grupo planeja abrir estabelecimentos similares em cada cidade do Reino Unido.

Colaborou: Mariana Balan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]