Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
PUBLICIDADE

14 de março

Para o dia do número “Pi”, Nasa lança desafios matemáticos

As questões incluem cálculos curiosos envolvendo, por exemplo, terremotos em Marte, chuva de hélio em Júpiter ou a órbita dos planetas

  • Da Redação
 | Reproduçao/wikimedia Commons
Reproduçao/wikimedia Commons
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Os amantes da matemática comemoram anualmente o número “Pi” no dia de hoje, 14 de março, por 3,14 ser a aproximação mais conhecida dessa constante matemática. Para comemorar a celebração deste ano, a Nasa lançou a 5ª edição de uma série de desafios ao redor do número Pi chamados “Pi in the Sky”.

Acesse o site da Nasa para resolver os desafios propostos.

Os problemas propostos são reais e mostram como o número Pi pode ser usado para diferentes cálculos curiosos envolvendo, por exemplo, terremotos em Marte, chuva de hélio em Júpiter ou a órbita dos planetas.

O número irracional Pi, abreviado na maioria das vezes para 3,14, é a relação numérica da divisão do perímetro de uma circunferência dividido pelo seu diâmetro, e apresenta um número infinito de decimais. Com o uso de computadores, os matemáticos já calcularam trilhões dessas decimais até o momento. Os cientistas da Nasa o utilizam para estudar luas, planetas, estrelas e outros corpos esféricos e também para rastrear as órbitas de satélites e espaçonaves.

Leia também: Morre o físico e gênio Stephen Hawking, aos 76 anos

Nas edições passadas do “Pi in the Sky”, a Nasa incluiu questões sobre como as sondas espaciais reúnem informações sobre objetos em nosso sistema solar, como os cientistas procuram planetas em torno de outras estrelas e como os astrônomos preveem a ocorrência de eclipses solares.

No dia de hoje, é comum também a realização de campeonatos para testar a capacidade de memorização de uma pessoa, cujo desafio é recitar em voz alta o maior número de decimais do numero Pi. O recorde até agora é do colombiano Jaime García que conseguiu dizer, de cor, 150 mil decimais do número Pi, na Faculdade de Matemática da Universidade Complutense de Madri.

Leia também: Conheça o astrônomo amador que encontrou um satélite perdido da NASA no espaço

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Mundo

PUBLICIDADE