• Carregando...
Santina com a filha, Ana. | Christian Rizzi/ Gazeta do Povo
Santina com a filha, Ana.| Foto: Christian Rizzi/ Gazeta do Povo

Foz do Iguaçu - Depois de sofrer nas mãos de um ex-marido violento em Taiwan e amargar a distância da família, a paranaense Santina Pelentir Lu, de 37 anos, voltou ao Brasil com a ajuda do Itamaraty e de amigos. Na última quinta-feira, ela desembarcou em Foz do Iguaçu.

"Estou muito feliz em reencontrar minha família. Agora pretendo voltar a estudar e ter um bom emprego", disse ontem à imprensa.

Santina morou sete anos fora do Brasil e acabou vivendo uma situação comum entre imigrantes brasileiras no exterior: ter uma relação tumultuada com maridos estrangeiros.

Natural de Salto do Lontra, ela morava em Foz do Iguaçu em 2001, ano em que se casou com um chinês e decidiu ir com ele para Taiwan. Na época, o casal já tinha um filho e Santina estava grávida de uma menina.

Com o passar do tempo, a relação com o marido se complicou e eles se separaram. Foi quando, segundo Santina, ela passou a ser maltratada pelo ex-marido. "Ele não gostava que eu saísse e foi muita pressão para mim", diz.

Retorno

Santina viajou com a filha Ana Jéssica, de 6 anos. Nos últimos meses, a brasileira vivia com a menina em uma quitinete e teve que parar de trabalhar como faxineira porque estava sofrendo de úlcera.

Conforme as leis de Taiwan, em caso de separação, o marido fica com o imóvel e com um dos filhos. Brain, de 11 anos, ficou então morando com o pai.

Ela conseguiu retornar ao Brasil graças ao apoio do Ministério das Relações Exteriores, que pagou a passagem para ela e a filha até São Paulo, depois de uma solicitação feita pela prefeitura de Foz do Iguaçu.

Uma campanha da família conseguiu arrecadar dinheiro para o restante da viagem. Agora, Santina deseja arrumar um novo emprego. Uma das ideias da brasileira, que fala mandarim e espanhol, é trabalhar na área de turismo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]