• Carregando...

O serviço de inteligência da França identificou nesta quarta-feira (19) um segundo francês que se alistou no Estado Islâmico (EI) e aparece no vídeo da execução de 18 prisioneiros sírios e um trabalhador humanitário americano divulgado no domingo pelo grupo jihadista, segundo o canal "France 2".

A emissora afirmou que o cidadão francês é Michael Dos Santos, um jovem de 22 anos da cidade de Champigny-sur-Marne, nos arredores de Paris. Ainda não existe confirmação oficial e o presidente da França, François Hollande, limitou-se a dizer durante uma viagem à Austrália que havia dois franceses nas imagens e que as autoridades estavam trabalhando para identificar o segundo.

O primeiro deles é Maxime Hauchard, também de 22 anos e natural de Rouen. O jovem teria se convertido ao islamismo aos 17 anos e entre outubro de 2012 e maio de 2013 fez duas viagens à Mauritânia, onde entrou em contato com grupos islamitas do país.

No entanto, Hauchard voltou decepcionado para a França porque não os considerou suficientemente radicais, segundo o procurador-geral de Paris, François Molins. Em agosto deste ano, Hauchard viajou para a Síria através de Istambul com supostos fins humanitários e a intenção oculta de alistar-se no Estado Islâmico.

Um terceiro envolvido, detido em Paris, foi acusado de cumplicidade. As autoridades francesas investigam 1.132 franceses relacionados com organizações terroristas jihadistas e que foram para a Síria e Iraque. O porta-voz do governo, Stéphane Le Foll, declarou hoje para a "BFM TV" que a "França vai reforçar sua segurança para combater o Estado Islâmico".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]