• Carregando...

Um comitê parlamentar israelense recomendou hoje a retirada de alguns privilégios importantes de uma legisladora árabe-israelense depois de ela ter participado da flotilha de ajuda humanitária estrangeira que tentou quebrar o bloqueio contra a Faixa de Gaza. Haneen Zuabi, legisladora do Balad, um partido de esquerda nacionalista árabe, foi alvo de irritação em Israel por sua participação na flotilha de protesto.

Sete dos oito integrantes do Comitê da Câmara do Knesset votaram a favor de retirar de Zuabi seu passaporte diplomático e fundos parlamentares para defesa legal. Eles também foram favoráveis a retirar o privilégio que permite que a parlamentar possa deixar o país mesmo se for procurar por ligação com algum crime.

"Chegou a hora de mostrar um cartão amarelo para legisladores árabes, especialmente para Haneen Zuabi, que é cúmplice de uma tentativa de matar soldados", disse Michael Ben-Ari, integrante do comitê e membro do Partido da União Nacional, de extrema direita. A medidas não serão efetivadas até que sejam aprovadas pelo plenário da Knesset.

Não está claro quando a seção plenária vai se reunir para discutir a proposta. O presidente da casa, Reuven Rivlin, prefere estudar as implicações legais de tais medidas antes de seguir com a votação, informou o site do jornal "Haaretz".

Zuabi denunciou a medida como um "ataque à democracia". "Esta decisão perpetua a atmosfera de incitamento contra mim", disse ela à agência France Presse. "Eles estão me descrevendo como terrorista porque sou crítica" em relação às políticas de Israel. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]