• Carregando...

A maior delegação do Congresso dos Estados Unidos a visitar Cuba desde a revolução chegou na sexta-feira a Havana com as malas cheias de esperança de reabrir o diálogo com o governo comunista da ilha, interrompido há quase 46 anos.

Os 10 parlamentares dos partidos Republicano e Democrata esperam reunir-se no fim de semana com o presidente interino Raúl Castro, que há duas semanas disse estar disposto a negociar com seu arquiinimigo Estados Unidos.

``Sentimos que este é um momento importante (...) Esperamos lançar uma nova era nas relações entre Cuba e Estados Unidos'', disse a jornalistas o representante republicano Jeff Flake, na chegada a Havana.

O encontro com Raúl Castro, que substituiu em julho seu irmão Fidel, o líder histórico da revolução, ainda está no ar.

Fidel Castro, de 80 anos, não é visto em público há mais de quatro meses, atiçando os rumores de que sua saúde piorou.

O que está confirmado é que os norte-americanos se reunirão com o chanceler Felipe Pérez Roque; o presidente do Parlamento, Ricardo Alarcón, e com vários ministros.

Cuba e Estados Unidos travam uma guerra ideológica há quase meio século. Washington mantém um embargo econômico sobre a ilha há mais de quatro décadas.

O representante democrata William Delahunt disse que a tomada de controle de seu partido no Congresso dos EUA pode facilitar as coisas.

``Creio que com uma base bipartidarista existe o desejo de nos envolvermos em um diálogo e determinar as áreas em que podemos chegar a acordos, apesar de que, creio, continuaremos tendo profundas diferenças com o governo cubano'', disse.

A representante democrata Hilda L. Solis falou, por exemplo, de levantar as sanções que limitam as viagens de emigrantes à ilha e o envio de remessas a seus familiares.

Os parlamentares norte-americanos não quiseram comentar se vão se reunir com dissidentes, a quem o governo de Cuba descreve como ``mercenários'' a serviço dos Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]