• Carregando...
Membros do Parlamento Europeu dão as mãos após a ratificação do acordo do Brexit durante sessão em Bruxelas, 29 de janeiro de 2020
Membros do Parlamento Europeu dão as mãos após a ratificação do acordo do Brexit durante sessão em Bruxelas, 29 de janeiro de 2020| Foto: YVES HERMAN / POOL / AFP

O Parlamento Europeu aprovou nesta quarta-feira (29) o acordo do Brexit negociado pelo bloco com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, como era esperado. O resultado encerra a primeira parte da saga do Brexit e abre caminho para que o Reino Unido deixe de integrar a União Europeia na noite de sexta-feira, às 20 horas de Brasília, ou meia-noite pelo horário local de Bruxelas.

O acordo teve a aprovação da ampla maioria dos eurodeputados, com 621 votos a favor, 49 contra e 13 abstenções. Durante a sessão, os deputados britânicos proferiram os últimos discursos - alguns entre lágrimas - no Parlamento Europeu, já que terão que deixar os seus cargos.

O deputado britânico Nigel Farage, um dos líderes da campanha do Brexit, garantiu que os britânicos cruzaram "um ponto sem volta". Farage ainda comparou o Brexit com a ruptura do rei Henrique VIII com a Igreja Católica em 1534.

Enquanto fazia seu último discurso no Parlamento, Farage levou uma advertência por ter agitado, com seus colegas de partido, pequenas bandeiras do Reino Unido. "Se desobedecer as regras, será cortado", disse a vice-presidente do Parlamento, Mairead McGuiness, ao cortar o microfone de Farage.

Depois de ouvir o resultado da votação, membros do Parlamento cantaram juntos a canção tradicional escocesa de despedida Auld Lang Syne (Pelos velhos tempos). Alguns deram as mãos, outros se abraçaram.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, encerrou o seu discurso no Parlamento citando a poetisa George Elliot: "só quando estamos perante a agonia da separação, é que procuramos o amor profundo. Sempre amaremos vocês e nunca estaremos distantes".

Após essa última etapa forma, o Brexit passa a valer efetivamente, três anos e meio após os britânicos terem votado em referendo pela saída do Reino Unido da União Europeia. O país entrará em um período de transição que deve durar até 31 de dezembro. O acordo do Brexit permite que o país mantenha o livre comércio e a liberdade de movimento com o bloco até esse prazo, mas os dois lados ainda precisam definir os termos do relacionamento para o longo prazo.

O Reino Unido foi membro da União Europeia por 47 anos.

Conteúdo editado por:Helen Mendes
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]