Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ÁSIA

Partido Comunista da China confirma Xi Jinping na liderança por mais cinco anos

Xi também foi elevado ao status de mais poderoso líder chinês em décadas, após ter nome e ideário na constituição

Presidente da China, Xi Jinping, foi confirmado para um segundo mandato de cinco anos como líder do Partido Comunista Chinês | WANG ZHAO/AFP
Presidente da China, Xi Jinping, foi confirmado para um segundo mandato de cinco anos como líder do Partido Comunista Chinês (Foto: WANG ZHAO/AFP)

O presidente da China, Xi Jinping, foi confirmado nesta quarta-feira (25) para um segundo mandato de cinco anos como líder do Partido Comunista Chinês. Xi foi indicado para um novo período como secretário-geral do órgão após a primeira reunião do novo Comitê Central do partido, escolhido na véspera durante o congresso quinquenal que os comunistas estão realizando em Pequim. 

Também na terça-feira, Xi foi elevado ao status de mais poderoso líder chinês em décadas, após o partido inserir seu nome e seu ideário na constituição. Xi agora figura ao lado de Mao Tsé-tung e Deng Xiaoping no principal documento do partido.

Com o poder reforçado, Xi deverá levar a China a uma expansão militar e a uma política externa mais agressiva. Internamente, qualquer manifestação de oposição ao presidente deverá ser desencorajada.

Além de confirmar Xi como secretário-geral, o Partido Comunista Chinês também informou, nesta quarta-feira, os nomes dos componentes do Comitê Permanente do Politburo, sua instância mais poderosa. 

Além de Xi e do premiê Li Keqiang, o comitê conta com Li Zhanshu, Wang Yang (vice-premiê), Wang Huning, Zhao Leji, e Han Zheng (principal liderança do partido em Xangai).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.