• Carregando...
Harper deve obter uma vitória por pequena margem sobre a oposição, segundo pesquisas | Chris Wattie / Reuters
Harper deve obter uma vitória por pequena margem sobre a oposição, segundo pesquisas| Foto: Chris Wattie / Reuters

O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, o primeiro líder de um país do G-7 a enfrentar eleições desde a eclosão da crise financeira mundial, aparecia como favorito nesta terça-feira (14) para vencer as eleições parlamentares e manter o emprego, enquanto os canadenses votavam em meio à recuperação do mercado financeiro nacional.

As pesquisas de intenções de voto indicam que Harper obterá uma vitória por pequena margem sobre a oposição e deverá formar um novo governo do Partido Conservador com maioria simples. Os resultados só serão divulgados a partir das 23h desta terça (horário de Brasília) após o fechamento das urnas na Colúmbia Britânica, no Pacífico.

Harper foi criticado por sua lenta reação à crise financeira. Mas as pesquisas indicam que ele não perdeu muito apoio e poderá vencer. O principal rival de Harper, Stéphane Dion, líder do Partido Liberal, é visto como um líder fraco e agora propõe um impopular imposto sobre o consumo de hidrocarbonetos para lutar contra o aquecimento global. Harper afirma que o imposto proposto por Dion prejudicará a economia.

Os analistas políticos acreditam que Harper vencerá, mas conduzirá outro governo fraco.

"É provável que ele consiga chegar a uma posição de manter o poder, mas sem uma capacidade real para implementar sua agenda", disse Robert Bothwell, diretor de relações internacionais da Universidade de Toronto. "O melhor resultado para Harper será provocar um empate forçado", avalia.

Uma pesquisa feita pelo instituto Harris-Decima, entre quinta-feira e domingo, indica que 34% dos eleitores registrados pretendiam votar nos conservadores, enquanto 25% devem ter votado nos liberais e 19 nos Novos Democratas, um partido de centro-esquerda. O Bloc Quebecois, um partido da província de língua francesa do Québec, tinha 11% das intenções de voto, enquanto o Partido verde tinha 9%. A pesquisa ouviu 1.218 pessoas e tem margem de erro de 2,7 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Se um resultado semelhante for confirmado, permitirá a Harper formar uma maioria de governo, porque os conservadores têm o apoio da centro-esquerda.

O governo de coalizão de Harper controlava 127 cadeiras em um Parlamento de 308 desde 2006. Harper antecipou as eleições com a meta de conquistar 155 cadeiras, entre Partido Conservador e aliados da centro-esquerda. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]