• Carregando...

O Partido Liberal-Democrata (PLD), do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, obteve 37 cadeiras nas eleições parciais ao Senado realizadas neste domingo (29), e o opositor Partido Democrático (PD) alcançou 60, segundo os resultados definitivos divulgados nesta segunda-feira (30).

Os assentos na Câmara Alta conseguidos pela coalizão governamental sobem para 46, ao somar as nove cadeiras obtidas pelo Novo Komeito, que apóia o Executivo de Abe.

Das 121 cadeiras em jogo, o PLD tinha anteriormente 64 e o Novo Komeito 12, contra 32 do opositor PD.

O Japão realizou eleições para renovar a metade do Senado (121 de 242 cadeiras), onde pela primeira vez desde sua criação, em 1955, o PLD cedeu o controle ao partido da oposição, que conquistou o maior número de assentos.

O baque no partido hegemônico no Japão foi grande, e até o momento o primeiro-ministro descartou a renúncia. Para seguir com maioria, Abe precisava obter, no mínimo, 64 cadeiras.

De acordo com os resultados definitivos divulgados nesta segunda-feira pela agência local "Kyodo", o Partido Comunista do Japão obteve três cadeiras (antes possuía cinco); o Partido Social Democrata ficou com duas (anteriormente tinha três); o Novo Partido Japonês (Nihon Shinto) uma (não tinha representação) e sete foram divididas entre os independentes, que antes tinham seis.

O Novo Partido dos Cidadãos (NPC) obteve duas cadeiras, mas nenhuma delas foi para o ex-presidente peruano Alberto Fujimori (1990-2000), que tem também nacionalidade japonesa e que fracassou em sua tentativa de ser eleito senador no Japão.

Mais Fujimori

Fujimori recebeu 51.612 votos nas eleições parciais ao Senado japonês deste domingo (29).

O ex-presidente peruano ficou na quarta posição entre os 14 candidatos do Novo Partido dos Cidadãos (NPC).

Fujimori, que se encontra em prisão domiciliar no Chile, foi mais votado que ex-deputados e empresários japoneses, e conseguiu ter mais que o dobro do apoio recebido por um professor universitário de origem tibetana incluído na lista do NPC, que obteve 23.254 votos.

O NPC recebeu um total de 679.054 votos, contra 18.829.335 obtidos pelos candidatos do vitorioso Partido Democrático, a primeira força da oposição, que conquistou a maioria no Senado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]