• Carregando...
 | ROBYN BECK/AFP
| Foto: ROBYN BECK/AFP

Os delegados do Partido Republicano indicaram nesta terça-feira (19) Donald Trump seu candidato às eleições presidenciais dos Estados Unidos, durante convenção em Cleveland, em Ohio.

De acordo com os resultados das primárias partidárias, o bilionário de 70 anos obteve o apoio da maioria de 1.237 dos delegados, o mínimo necessário para conseguir a indicação.

A algazarra tomou conta do Quicken Loans Arena, quando a delegação de Nova York, o estado de Trump, deu seus 89 votos no momento-chave - tudo previamente orquestrado - para colocar o magnata acima da maioria dos votos. Na quinta-feira, ele aceitará a candidatura ao encerramento da convenção republicana.

Uma versão instrumental do clássico “New York, New York” tomou conta do local, após o anúncio, ao mesmo tempo em que alegres delegados se moviam ao som da música e erguiam as mãos.

“É incrível. É surreal. Estou muito orgulhosa do meu pai, todos estamos”, disse à CNN a filha mais velha do magnate do setor imobiliário, Ivanka.

Uma a uma, as delegações dos 50 estados e territórios americanos anunciaram os resultados das primárias no segundo dia da convenção republicana em Cleveland, uma cidade de 400.000 pessoas, blindada à espera de muitos protestos.

Os americanos vão às urnas em 8 de novembro para eleger o sucessor do presidente Barack Obama, uma disputa que terá Trump e a democrata Hillary Clinton como protagonistas.

‘Vamos ganhar a presidência’, diz Trump

Declarando-se “tão orgulhoso” de ter sido indicado candidato de seu partido, Donald Trump afirmou que vencerá a disputa pela presidência dos Estados Unidos.“Esse é um movimento. Mas temos de ir até o fim. Eu estou tão orgulhoso de ser seu candidato a presidente”, disse aos delegados, em uma transmissão por vídeo.

Sem nunca ter ocupado um cargo eletivo, Trump comentou que foi “um dia muito especial” assistir a seus filhos anunciaram a contagem do número de delegados de Nova York.

“O que nós fizemos conseguindo a indicação do partido... Nunca vou me esquecer disso”, comemorou.“Com seu voto hoje, essa etapa da corrida presidencial chegou ao fim. Juntos, conquistamos resultados históricos”, agradeceu ele a seus correligionários.

Trump discursará na convenção, ao vivo, nesta quinta-feira (21), quando aceitará formalmente a nomeação e - conforme prometido - apresentará “como vamos construir um futuro mais brilhante e mais cheio de esperança para todos os americanos”.

“Vamos ganhar a presidência e trazer uma mudança real e liderança de volta a Washington”, disse à plateia, garantindo que “vamos ganhar em novembro”.

Ele elogiou seu companheiro de chapa, o governador de Indiana, Mike Pence, qualificando-o como “um homem incrível”, que daria “um grande vice-presidente”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]