• Carregando...

O Exército dos Estados Unidos abriu uma licitação para produzir 20 episódios de uma novela de rádio que buscará convencer as Farc a largar as armas. A convocatória, publicada em 23 de maio em um veículo do governo americano, especifica que entre os 20 capítulos, de 15 minutos cada, devem conter oito que promovam o desarmamento, outros oito que condenem as estratégias de recrutamento de grupos armados ilegais e quatro que destaquem valores familiares, tratamento respeitoso às mulheres e alternativas democráticas contra a violência e problemas ambientais.

Os atores falarão dialetos colombianos- como o paisa, o llanero, o costeño e o pastuso. Agora o exército busca um escritor - hispânico - para escrever o roteiro, que terá supervisão de uma equipe militar americana, e deverá conter depoimentos de ex-guerrilheiros do Grupo de Atenção Humanitária ao Desmobilizado, que opera em Bogotá, Bucaramanga e Cali. A licitação também prevê que os episódios não mencionem nomes, ligares ou qualquer informação que facilite a identificação do ex-membros das Farc.

"O governo americano quer uma rádio novela que seja centrada na luta contra o recrutamento, assim como nos valores familiares e no trato às mulheres", disse uma fonte à revista Wired.

A criação da novela coincide com as negociações de paz entre o governo colombiano e as Farc - a quarta tentativa desde a década de 1980. Uma escalada militar respaldada pelos EUA, que teve início em 2000, reduziu os membros da guerrilha a cerca de 9 mil, além de matar vários de seus comandantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]