• Carregando...
perseverance nasa marte
Imagem capturada de um vídeo da Nasa mostra o rover Perseverance após a decolagem| Foto: NASA TV/AFP

A Nasa lançou com sucesso nesta quinta-feira (30) a missão interplanetária Perseverance, que levará um robô para explorar Marte e tentar responder perguntas-chave sobre o potencial de vida no planeta vermelho. O lançamento ocorreu em Cabo Canaveral, na Flórida, às 8h50. A expectativa é que a sonda aterrisse em solo marciano em 18 de fevereiro de 2021, onde deve permanecer por um ano marciano (687 dias na Terra).

Segundo a agência espacial americana, a missão busca não apenas sinais de que houve condições habitáveis ​​em Marte no passado, mas também busca sinais da própria vida microbiana que pode ter existido lá. Para fazer isso o robô Perseverance vai pousar na Cratera Jezero, local que, segundo cientistas, pode ter sido um lago há 3 milhões de anos.

O robô, munido de sete instrumentos, também vai permitir que a Nasa teste um método para produzir oxigênio a partir da atmosfera marciana, preparando o ambiente para expedições humanas ao planeta vizinho.

"É a primeira vez na história que vamos a Marte com uma missão explícita de encontrar vida em outro mundo - a vida antiga em Marte", disse o administrador da Nasa Jim Bridenstine durante uma coletiva de imprensa no Centro Espacial Kennedy.

Os Estados Unidos são o terceiro país a lançar uma missão a Marte neste mês, após os Emirados Árabes Unidos e a China, aproveitando a janela de tempo em que o planeta está mais próximo da Terra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]