• Carregando...
Bill Gates foi uma personalidade que topou o desafio em 2014 | Reprodução/
Bill Gates foi uma personalidade que topou o desafio em 2014| Foto: Reprodução/

Você se lembra do desafio do balde de gelo? Há dois anos, era impossível abrir o Facebook e não se deparar com o vídeo de algum amigo ou celebridade se submetendo a um banho de água gelada. Sempre muito divertido de assistir. A corrente, porém, tinha um objetivo mais nobre que o da mera diversão: conscientizar as pessoas e levantar fundos para pesquisas sobre a esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig. É essa a doença do físico Stephen Hawking.

Segundo a ONG norte-americana ALS Association, que coordena estudos relacionados à ELA, o desafio já está rendendo resultados científicos. Uma pesquisa – financiada com o que foi arrecadado com a brincadeira do balde de gelo – da publicação especializada Nature Genetics descobriu um novo gene associado à ELA. Batizado de NEK1, ele aparenta ser um gene bastante ligado à ocorrência da doença, e representa uma boa oportunidade para futuros estudos e terapias genéticas.

Sobre o desafio, um dos autores do artigo, John Landers, afirmou que “ele é um exemplo perfeito do sucesso que pode ser alcançado quando se combinam esforços de tantas pessoas”. Com a brincadeira, foram arrecadados cerca de US$ 115 milhões, sendo que US$ 77 milhões foram destinados a pesquisas e o restante a tratamentos.

Em 2014, várias personalidades, como Bill Gates, Mark Zuckerberg e até Fátima Bernardes participaram da corrente. Relembre:

Colaborou: Mariana Balan

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]