• Carregando...

Os americanos estão cada vez mais decepcionados com os rumos seguidos por seu país na guerra no Iraque e com a nova maioria democrata no Congresso, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.

Apenas 39% dos consultados pelo Washington Post-ABC News disse que aprovava o trabalho do Congresso, cinco pontos a menos que em abril.

O apoio dos congressistas democratas eleitos em novembro caiu dez pontos durante esse mesmo período, segundo a pesquisa, se situando nos atuais 44%.

Em abril, o apoio dos americanos à nova maioria no Congresso era 25% superior ao apoio dado ao presidente George W. Bush.

Os legisladores ainda recebem mais apoio que Bush em relação à impopular guerra, mas essa diferença foi reduzida para 16%.

Depois do veto presidencial, os democratas desistiram de vincular o financiamento da guerra a uma data limite para a retirada das tropas do Iraque.

Dos consultados, 55% disseram que o número de soldados no Iraque deveria ser reduzido (porcentagem mais alta até agora), e apenas 15% exigem uma retirada imediata.

O índice de desaprovação da guerra é de 61%, enquanto 53% acreditam que a intervenção não serviu para trazer segurança a longo prazo. Além disso, 64% consideram que os Estados Unidos não estão fazendo progressos significativos para restaurar a ordem no Iraque.

O aumento do ceticismo em relação à guerra ocorre devido à postura dos políticos democratas, e se refletiu na pesquisa que aponta 73% dos consultados descontentes com os rumos do país.

A pesquisa foi realizada entre 29 de maio e 1o de junho com 1.205 adultos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]