• Carregando...
 | Divulgação/J. Craig Venter Institute
| Foto: Divulgação/J. Craig Venter Institute

O geneticista e empresário norte-americano Craig Venter (foto) é considerado o grande responsável pela corrida científica que desembocou na revolução da genômica iniciada nos anos 90. Hoje com 61 anos, sua maior conquista foi atrair a iniciativa privada para o projeto de sequenciamento do genoma humano.

Após fundar a Celera Genomics, intensificou as pesquisas do consórcio público internacional Projeto Genoma Humano.

O resultado foi o alcance da ver­­são preliminar do genoma humano – feita simultaneamente pela Celera e pelo consórcio com métodos diferentes – em fevereiro de 2001, cinco anos antes do previsto.

Ao lado de Francis Collins, diretor do Projeto Genoma Humano, Venter é tido como "pai do estudo do mapa genético humano". Foi inclusive seu DNA o utilizado no mapeamento.

Nos últimos anos, após vender a Celera, Venter iniciou outro empreendimento ousado: coletar amostras de organismos marinhos para sequenciamento do genoma. Para isso, dedicou-se a viajar pelo mundo a bordo de um veleiro de coletas. A pesquisa atual com genoma sintético coroou pesquisa de 15 anos para alcançar o desafio de inserir um genoma sintetizado numa célula natural.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]