• Carregando...

Cientistas criaram superformigas incentivando o crescimento das larvas com hormônios. O trabalho, publicado na "Science", foi realizado em colônias que não contavam com os "supersoldados". De acordo com os especialistas, as formigas tinham características ocultas, que foram desbloqueadas com interferências no seu processo de desenvolvimento.

Ehab Abouheif, da Universidade McGill, em Montreal, que liderou a pesquisa, explica que os "supersoldados" receberam o hormônio durante um período específico de seu desenvolvimento.

Quando a rainha põe seus ovos, cada um pode evoluir para diferentes "castas", dependendo do ambiente. A temperatura é um fator importante, assim como os nutrientes que a larva recebe. Mas a chave para a "troca" em um molde específico é controlado em grande medida por um produto químico dentro dos ovos, que é chamado de hormônio juvenil.

"Então, se você tratar qualquer espécie no momento certo em desenvolvimento, apenas com um hormônio, pode induzir o desenvolvimento do supersoldado", explicou o Abouheif.

A ideia de tentar programar o desenvolvimento das formigas para que elas se tornassem soldados gigantes ocorreu quando Abouheif notou formigas que estranhamente apareceram com a cabeça grande. Isto ocorreu em colônias que não contavam com supersoldados. Elas aparentemente eram mutantes. Então, cientistas começaram a pesquisar as razões pelas quais elas tomaram esta forma.

Apenas em oito tipos de formigas pheidole - um grande grupo de mais de mil espécies relacionadas - há os chamados supersoldados. Esta "casta" ajuda a proteger a colônia bloqueando a entrada dos invasores usando as suas enormes cabeças.

"Aprendemos muito sobre como essas diferentes castas são produzidas durante o desenvolvimento das larvas de formiga", disse Abouheif.

Para os cientistas, a pesquisa abre um caminho para descobrir maneiras de manipular plantas para que tenham maior potencial nutritivo, ou de encontrar mecanismos para combater o câncer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]