• Carregando...
Aranha da variedade “flatiie” consegue planar usando suas pernas para se direcionar pelo ar | Divulgação/Stephen Yanoviak
Aranha da variedade “flatiie” consegue planar usando suas pernas para se direcionar pelo ar| Foto: Divulgação/Stephen Yanoviak

Pesquisadores descobriram que uma espécie de aranhas de grande porte, chamadas de “flatties, podem planar, mesmo sem asa. A descoberta foi publicada nesta quarta-feira (19) em jornais científicos.

Para seu “minivoo”, o aracnídeo -- encontrado na Amazônia peruana e no Panamá -- usa suas pernas estendidas. “Não esperávamos um comportamento deste em aranhas”, disse à “National Geographic” Stephen Yanoviak, ecologista especialista em animais artrópodes e líder da equipe de cientistas que participou da pesquisa. Os pesquisadores divulgaram um vídeo que mostra a habilidade do aracnídeo:

As aranhas planadoras têm o tamanho de uma tampa de lata de alimentos (algo em torno de 12 cm de diâmetro), segundo a “National Geographic”. Apesar disso, sua altura é só um pouco superior a de uma moeda.

Os cientistas chegaram até elas enquanto pesquisavam insetos e outras espécies capazes de planar -- para isso, testaram diversos bichos.

Para eles, estes aracnídeos desenvolveram a capacidade pelo fato de os troncos das árvores em florestas tropicais serem mais seguros que o chão, onde os riscos predatórios são maiores. Ao planar, as aranhas evitam a queda e melhoram sua locomoção, deslocando-se de árvore em árvore com mais rapidez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]