Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Mundo
  3. Pesquisadores descobrem aranha “voadora” na América do Sul

amazônia

Pesquisadores descobrem aranha “voadora” na América do Sul

  • Gazeta do Povo
Aranha da variedade “flatiie” consegue planar usando suas pernas para se direcionar pelo ar | Divulgação/Stephen Yanoviak
Aranha da variedade “flatiie” consegue planar usando suas pernas para se direcionar pelo ar Divulgação/Stephen Yanoviak
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Pesquisadores descobriram que uma espécie de aranhas de grande porte, chamadas de “flatties, podem planar, mesmo sem asa. A descoberta foi publicada nesta quarta-feira (19) em jornais científicos.

Para seu “minivoo”, o aracnídeo -- encontrado na Amazônia peruana e no Panamá -- usa suas pernas estendidas. “Não esperávamos um comportamento deste em aranhas”, disse à “National Geographic” Stephen Yanoviak, ecologista especialista em animais artrópodes e líder da equipe de cientistas que participou da pesquisa. Os pesquisadores divulgaram um vídeo que mostra a habilidade do aracnídeo:

As aranhas planadoras têm o tamanho de uma tampa de lata de alimentos (algo em torno de 12 cm de diâmetro), segundo a “National Geographic”. Apesar disso, sua altura é só um pouco superior a de uma moeda.

Os cientistas chegaram até elas enquanto pesquisavam insetos e outras espécies capazes de planar -- para isso, testaram diversos bichos.

Para eles, estes aracnídeos desenvolveram a capacidade pelo fato de os troncos das árvores em florestas tropicais serem mais seguros que o chão, onde os riscos predatórios são maiores. Ao planar, as aranhas evitam a queda e melhoram sua locomoção, deslocando-se de árvore em árvore com mais rapidez.

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE