• Carregando...
Pesquisadores vencem Nobel de Física por estudos sobre sistemas complexos e clima
| Foto: EFE/EPA/Pontus Lundahl

O Prêmio Nobel de Física 2021 será dividido entre três pesquisadores por suas "contribuições inovadoras para a nossa compreensão sobre sistemas físicos complexos", anunciou a Academia Real de Ciências da Suécia nesta terça-feira (5).

Giorgio Parisi, da Universidade Sapienza de Roma, Itália, receberá a metade do prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões). Syukuro Manabe, da Princeton University (EUA), e Klaus Hasselmann, do Instituto Max Planck para Meteorologia, em Hamburgo (Alemanha), dividirão a outra metade do prêmio.

"Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann estabeleceram a base de nosso conhecimento sobre o clima da Terra e como a humanidade o influencia. Giorgio Parisi é recompensado por suas contribuições revolucionárias à teoria dos fenômenos desordenados e aleatórios", afirmou a Academia Real de Ciências da Suécia em comunicado.

Manabe nasceu em 1931, em Shingu, Japão, e é meteorologista sênior da Universidade de Princeton. Ele demonstrou como o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera leva ao aumento de temperaturas na superfície do planeta. Na década de 1960, ele liderou o desenvolvimento de modelos físicos do clima da Terra e foi a primeira pessoa a explorar a interação entre o equilíbrio da radiação e o transporte vertical de massas de ar. O seu trabalho estabeleceu os fundamentos para o desenvolvimento de modelos do clima.

Cerca de dez anos depois, Hasselmann criou um modelo que une condições meteorológicas e clima, respondendo à questão sobre por que modelos climáticos são confiáveis apesar de as condições meteorológicas serem mutáveis e caóticas. Ele também desenvolveu métodos para identificar sinais e efeitos causados por fenômenos naturais e atividades humanas sobre o clima.

Esses métodos têm sido usados para comprovar que o aumento de temperatura na atmosfera é causado pelas emissões humanas de dióxido de carbono.

Na década de 1980, Parisi descobriu padrões escondidos em materiais complexos desordenados. "Eles tornam possível a compreensão e descrição de muitos materiais complexos e fenômenos diferentes e aparentemente inteiramente aleatórios, não apenas na física, como também em várias outras áreas, como matemática, biologia, neurociência e aprendizagem de máquina", explica o comunicado do Prêmio Nobel.

"Está claro que, para a geração futura, nós temos que agir de forma muito rápida", afirmou Parisi sobre a atual situação do clima em entrevista coletiva nesta manhã, após ser laureado.

Na segunda-feira, o Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia foi concedido a David Julius e Ardem Patapoutian, por seus estudos sobre como o corpo humano percebe calor e toque, que levaram ao desenvolvimento de analgésicos.

Outros vencedores do Prêmio Nobel 2021 serão anunciados nos próximos dias. Veja o cronograma:

  • Quarta-feira (6): Química
  • Quinta-feira (7): Literatura
  • Sexta-feira (8): Paz
  • Segunda-feira (11): Economia
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]