• Carregando...
pesquisa eleitoral eua
Eleitores votam antecipadamente e presencialmente em North Charleston, na Carolina do Sul| Foto: Logan Cyrus / AFP

Na reta final da eleição presidencial nos Estados Unidos, olhamos para a corrida eleitoral em sete estados que serão decisivos na disputa: Flórida, Carolina do Norte, Arizona, Michigan, Wisconsin, Pensilvânia e Geórgia. São 117 votos do colégio eleitoral em disputa nesses estados. O resultado até agora indica uma vitória do candidato democrata Joe Biden sobre o presidente Donald Trump, que desde 25 de outubro vem conseguindo diminuir a vantagem do democrata em alguns destes estados.

Esta matéria será atualizada assim que novas pesquisas eleitorais forem divulgadas.

Flórida (29 votos do colégio eleitoral): Empate

Pesquisas mais recentes mostram Trump com uma pequena vantagem sobre Biden na Flórida; duas pesquisas divulgadas na segunda-feira (2), mostram Trump com 1 ponto de vantagem (pesquisa da Fox 35 com Insider Advantage) e com 2 pontos de vantagem (pesquisa do Trafalgar Group) sobre Biden. Contudo, a vantagem é menor do que a margem de erro das pesquisas, o que significa que os candidatos estão tecnicamente empatados. De acordo com a média geral das pesquisas eleitorais, feita pelo site RealClearPolitics, Biden ainda aparece com 0,9 ponto de vantagem sobre o republicano no estado.

Carolina do Norte (15 votos do colégio eleitoral): Empate

Neste estado, Biden já esteve à frente do republicano na maior parte da campanha, segundo a média do RealClearPolitics. A vantagem neste momento é de Trump, mas por 0,2 ponto percentual. A série histórica indica empate, mas com tendência de alta para Trump.

Arizona (11 votos do colégio eleitoral): Empate

A campanha do candidato democrata está investindo pesado no Arizona para tomar os 11 votos do colégio eleitoral que Trump levou em 2016. As pesquisas mais recentes divergem, algumas mostram Trump na frente, outras apontam Biden como vitorioso. Na média do RealClearPolitics, Biden leva uma pequena vantagem de 0,9 ponto percentual.

Michigan (16 votos do colégio eleitoral): Biden

Também é um estado que será decisivo na corrida eleitoral deste ano. Em 2016, Trump ganhou, mas em 2020 as pesquisas mostram um cenário bem diferente, algumas apontam vitória acima da margem de erro. Até mesmo os institutos com tendência republicana estão prevendo uma vitória do democrata ou empate técnico. Na Média geral do RealClearPolitics, Biden está com vantagem de 4,2 pontos.

Wisconsin (10 votos do colégio eleitoral): Biden

Aqui as pesquisas também apontam vitória de Biden – algumas, como em Michigan, acima da margem de erro. A média desta terça-feira aponta para uma vitória de Biden por 6,7 pontos percentuais. No domingo, mesmo o Trafalgar Group, de tendência republicana, mostrava Biden com um ponto de vantagem.

Pensilvânia (20 votos do colégio eleitoral): empate

Enquanto a vantagem de Biden aumentou em Wisconsin, ela diminuiu na Pensilvânia: na semana passada, o democrata tinha 5 pontos de vantagem, em média; agora esta média caiu para 1,2 ponto. Junto com a Flórida, este é um dos estados considerados mais importantes da corrida eleitoral americana. Em 2016, Trump levou os 20 votos do colégio eleitoral em disputa no estado, mas até agora, as chances de os democratas reconquistarem o estado são maiores.

Geórgia (16 votos do colégio eleitoral): Empate

Na média do RealClearPolitics, Trump aparece com 1 ponto de vantagem, uma tendência de retomada do favoritismo do republicano na Georgia, que durante quase todo o mês de outubro estava atrás de Biden nas pesquisas. As últimas pesquisas mostram vitória de Trump dentro da margem de erro ou empates. O estado é tradicionalmente republicano, mas os registros de eleitores deste ano mostram um aumento considerável de eleitores jovens em relação à eleição de 2016. Isso deu aos democratas esperanças de que essa mudança possa resultar na vitória de Biden, já que o Partido Democrata geralmente tem mais apoio dos jovens do que os republicanos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]