• Carregando...

A eleição parlamentar ucraniana aparentemente produziu um empate no domingo entre o bloco que apóia o primeiro ministro do ex-Estado soviético e os grupos "laranja" que apóiam o presidente, segundo pesquisas de boca-de-urna.

Um resultado apertado vem sendo esperado após meses de conflitos que atingiram o primeiro-ministro Viktor Yanukovich, de volta ao poder após perder a "Revolução Laranja" em 2004 e o presidente Viktor Yushchenko, levado ao poder naquela ocasião.

Sem um vencedor claro, negociações longas e difíceis vão certamente ser necessárias para formar um governo viável.

Uma pesquisa feita pela Fundação de Iniciativas Democráticas deu ao Partido das Regiões do primeiro-ministro 35,2 por cento dos votos e seus aliados comunistas mais 5,1 por cento. No campo dos "laranjas", o bloco da ex-premiê Yulia Tymoshenko teve 31,5 por cento, bem à frente de seu aliado pró-presidente Nossa Ucrânia, que ficou com 13,4 por cento.

Uma segunda pesquisa, realizada por um grupo de instituições ucranianas e ocidentais, deu ao Regiões 34,9 por cento e aos comunistas 4,5 por cento. O bloco de Tymoshenko ficou com 32,4 por cento e o Nossa Ucrânia com 14,1 por cento.

O bloco de centro de Volodymyr Lytvyn, que atingiu os 3 por cento necessários para conseguir cadeiras no Parlamento, ainda não declarou a quem irá apoiar.

O líder dos Partido das Regiões disse que os primeiros números parecem favoráveis ao seu bloco.

"Nós temos uma vantagem significativa sobre o concorrente em segundo lugar nas pesquisas", disse Borys Kolesnikov em uma entrevista coletiva. "Este assunto de uma possível coalizão será discutido apenas quanto os resultados oficiais forem divulgados."

Mas o clima nos escritórios do grupo de Tymoshenko também era de confiança na vitória.

Os primeiros resultados oficiais deverão ser divulgados em algumas horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]