• Carregando...
Fernando Lugo, presidente do Paraguai, e Evo Morales, presidente da Bolívia, sentem abalo durante a posse de Piñera | El Diário
Fernando Lugo, presidente do Paraguai, e Evo Morales, presidente da Bolívia, sentem abalo durante a posse de Piñera| Foto: El Diário
  • Presidente Sebastian Piñera desfilou em carro aberto após rápida cerinônia de posse
  • Novos tremores aconteceram durante a cerimônia de posse de Piñera
  • Piñera (centro )ao lado de sua esposa e do presidente peruano Alan Garcia. Presidente chileno posou para fotos ao lado de diversos líderes latinos

Treze tremores com graus que variam de 2 a 7.2 de magnitude voltaram a atingir o Chile nesta quinta-feira (11) e causaram destruição em Rancagua, na região central do país. Um alerta de tsunami chegou a ser enviado aos países que ficam na região do Oceano Pacífico. Rancagua fica a 90 quilômetros de Santiago, capital do Chile. Por causa dos terremotos, a cerimônia de posse do presidente Sabastian Piñera teve que ser mais rápida. Cerca de 1,2 mil pessoas estavam no Congresso - local do posse - que fica em Valparaíso.

O editor de Mundo da Gazeta do Povo, Célio Martins, foi enviado ao Chile para acompanhar a posse de Piñera e relatou que - cerca de 15 minutos antes do início da cerimônia - foi sentida uma réplica do abalo. Segundo Martins, não houve pânico, mas todos ficaram receosos. "Todos olhavam para o teto preocupados", afirmou. O príncipe Felipe da Espanha olhou para o teto enquanto os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Paraguai, Fernando Lugo, fizeram cara de espanto.

Martins contou ainda que no local da posse apenas uma réplica foi sentida, e também que o tremor não chegou com grande intensidade a Valparaíso. Apesar de não ter havido danos à estrutura do prédio, a cerimônia de posse foi rápida – durou cerca de meia hora - e a seguir o Congresso foi evacuado.

Sebastián Piñeira, brincou com os presentes dizendo que os abalos foram causados pela oposição para desestabilizá-lo. O comentário foi feito em tom de piada para tentar quebrar o clima de apreensão. Terremotos

O primeiro temor foi sentido às 11h39 (horário local que é o mesmo de Brasília) e teve magnitude 7,2. O epicentro foi em O'Higgins. Aproximadamente 16 minutos depois houve outro abalo, o qual teve magnitude 6,9. E às 12h06, foi sentido o terceiro terremoto, que teve magnitude 6.

Segundo Piñera, os danos em Rancagua foram significativos e equipes de emergências foram enviadas para a cidade. "Nesse momento estamos deslocando nossas equipes de emergência... e vamos ter uma avaliação mais precisa dos danos provavelmente no decorrer desta tarde", disse Piñera a jornalistas na cidade de Viña del Mar.

Poucas horas depois do abalo, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico (SHOA) das Forças Armadas chilenas suspenderam o alerta de tsunami para a costa central e sul do país.

Um funcionário do SHOA disse que o alerta permanece para a remota Ilha de Páscoa, no Pacífico Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]