• Carregando...

O ex-ditador chileno Augusto Pinochet luta por sua vida nesta segunda-feira, após sofrer um enfarto e ser hospitalizado em Santiago. Simpatizantes de todas as idades fazem vigília do lado de fora de um hospital militar da capital chilena.

Pinochet, de 91 anos, está em estado grave, mas estável, após ser submetido a uma angioplastia na noite de domingo para desbloquear artérias entupidas.

"É difícil dizer se ele está fora de risco. As próximas 24 a 48 horas são fundamentais", disse o médico dele, Juan Ignácio Vergara. "Pode haver complicações."

Antes da angioplastia, Pinochet recebeu a extrema-unção, e um de seus filhos, Marco Antonio Pinochet, afirmou que o pai foi trazido de volta após quase morrer.

O próximo boletim médico deve ser divulgado às 11h (horário de Brasília).

Pinochet, que governou o Chile por 17 anos, é acusado de tortura, sequestros, assassinatos e outros abusos dos direitos humanos. Mais de 3.000 pessoas morreram durante os anos de violência política, muitos deles nas mãos da polícia secreta.

Promotores não conseguiram levar o ex-ditador a julgamento, porque sua equipe de defesa sempre obteve sucesso com argumentos de que ele estava doente demais para enfrentar as acusações.

Recentemente, ele foi colocado sob prisão domiciliar pelas mortes de dois guarda-costas do ex-presidente Salvador Allende, o qual ele derrubou em um golpe de Estado, em 1973.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]