• Carregando...

Santiago – O ex-ditador chileno Augusto Pinochet, 91, passou por um cateterismo após sofrer um ataque cardíaco na manhã de ontem. Pela tarde, circularam informações de que ele sofreria nova cirurgia para a colocação de um marca-passo, logo desmentidas por um porta-voz de Pinochet.

Ele foi internado às pressas no Hospital Militar de Santiago. Logo após o procedimento, o porta-voz do hospital, Juan Ignacio Vergara, disse que o cateterismo realizado no ex-general foi "bem-sucedido" e que sua condição de saúde permanece "grave mas estável".

No entanto, fontes médicas chegaram a afirmar que Pinochet corria risco de morte, e que o ex-general recebeu extrema-unção.

Pinochet passou os últimos anos morando em Santiago e enfrentando acusações de abusos aos direitos humanos e fraudes cometidos durante os 17 anos em que esteve no poder. Sob seu regime, mais de 3 mil pessoas foram mortas por sua polícia secreta.

Apesar das acusações, o ex-general não chegou a ir a julgamento, já que sua equipe de defesa sempre alegou que sua saúde é muito frágil para que ele enfrente o processo judicial.

Na semana passada, quando completou 91 anos, Pinochet divulgou um comunicado afirmando que assume a "responsabilidade política" pelos atos cometidos durante seu regime, mas que a única razão para suas medidas era "fazer do Chile um grande país e evitar a desintegração".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]