• Carregando...
Ação policial na capital do Canadá tem o objetivo de dispersar protesto iniciado há três semanas por caminhoneiros e outros manifestantes contrários aos passaportes vacinais
Ação policial na capital do Canadá tem o objetivo de dispersar protesto iniciado há três semanas por caminhoneiros e outros manifestantes contrários aos passaportes vacinais| Foto: EFE/EPA/AMRU SALAHUDDIEN

Ao menos 70 pessoas foram detidas e 21 veículos foram removidos do centro da capital canadense, Ottawa, nesta sexta-feira (18), durante operação policial com o objetivo de dispersar um protesto iniciado há três semanas por caminhoneiros e outros manifestantes que pedem a derrubada dos passaportes sanitários relativos à Covid-19 implantados no país.

Segundo informações da CBC, a ação policial se concentra na região onde fica o Parlamento canadense. Os policiais chegaram a quebrar a janela de um caminhão para retirar o motorista e prendê-lo. Os manifestantes que se recusam a deixar a região, entre eles líderes do movimento dos caminhoneiros, estão sendo detidos.

A Associated Press informou que ocorreram confrontos entre policiais e manifestantes, que entoam gritos de “liberdade!” e cantam o hino canadense.

No início da semana, o premiê canadense, Justin Trudeau, invocou a Lei de Emergências para dar ao governo federal poderes extraordinários e debelar os protestos contra as restrições sanitárias – as manifestações também incluíram bloqueios em rodovias na fronteira com os Estados Unidos.

Ainda segundo a CBC, o chefe interino da polícia de Ottawa, Steve Bell, declarou que a operação na capital se baseou na Lei de Emergências, no estado de emergência decretado pela província de Ontário e numa liminar. “Sem a autoridade que nos foi fornecida por meio dessas leis, não poderíamos fazer o trabalho que fazemos hoje”, afirmou Bell.

Entretanto, o uso da Lei de Emergências ainda precisa ser reconhecido pelo Parlamento canadense. Nesta sexta-feira, devido à operação policial, a discussão do tema foi suspensa na Câmara dos Comuns. Ela deve ser retomada neste sábado (19).

A Associação Canadense de Liberdades Civis anunciou na quinta-feira (17) uma ação judicial para questionar a invocação da Lei de Emergências.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]