• Carregando...
O deputado venezuelano Carlos Prosperi fala com jornalistas em frente à sede do partido Ação Democrátiva logo após a prisão do deputado e vice-presidente da Assembleia Nacional Edgar Zambrano pelo serviço de inteligência de Maduro
O deputado venezuelano Carlos Prosperi fala com jornalistas em frente à sede do partido Ação Democrátiva logo após a prisão do deputado e vice-presidente da Assembleia Nacional Edgar Zambrano pelo serviço de inteligência de Maduro| Foto: MARVIN RECINOS / AFP

Funcionários do Serviço de Inteligência da Venezuela (Sebin) prenderam o primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, Edgar Zambrano, nesta quarta-feira (8). Ele é o primeiro parlamentar a ser detido após ter apoiado a tentativa de levante do presidente interino Juan Guaidó em 30 de abril.

Durante a noite, o deputado havia denunciado pelo Twitter que estava sendo cercado por funcionários da política política do regime de Maduro, ao sair da sede do seu partido Ação Democrática, no bairro La Florida, na capital Caracas. Minutos depois, segundo vários jornais locais, os policiais levaram o deputado à força.

Zambrano usou o Twitter para afirmar que estava em seu veículo quando foi cercado pelos policiais, e, ao se recusar a sair, os oficiais usaram uma grua para rebocar o seu carro até o Helicoide, presídio que abriga inimigos políticos de Maduro.

"Alertamos a todo o povo da Venezuela, neste momento 6:35pm estamos rodeados pelo Sebin, nos encontramos dentro do nosso veículo em frente às instalações do Ação Democrática em La Florida"

"Fomos surpreendidos pelo Sebin, ao negarmos sair do nosso veículo, utilizaram uma grua para nos transportar de maneira forçosa diretamente ao Helicoide. Os democratas nos mantemos em pé de luta"

Zambrano é um dos legisladores da oposição acusados nesta terça-feira pela Suprema Corte chavista de traição, conspiração e rebelião que tiveram a imunidade parlamentar destituída pela Assembleia Nacional Constituinte (também chavista).

Pouco depois da detenção, o chavista Diosdado Cabello confirmou a detenção em seu programa de televisão, e afirmou que Zambrano tinha cerca de US$ 9 mil em seu poder no momento em que foi levado, segundo o jornal venezuelano El Universal.

"Momentos antes que o Sebin o levasse detido em uma grua, sim em uma grua, o primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, o deputado Edgar Zambrano da sede do Partido Ação Democrática"

A Justiça venezuelana está com outras 11 ordens de prisão de deputados da AN ligados a Guaidó, entre eles o organizador da Operação Liberdade, Juan Andrés Mejía.

Mais informações em breve.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]