• Carregando...
Em abril, Johnson e sua esposa foram multados por festa de aniversário durante lockdown; Polícia Metropolitana descartou novas punições ao premiê
Em abril, Johnson e sua esposa foram multados por festa de aniversário durante lockdown; Polícia Metropolitana descartou novas punições ao premiê| Foto: EFE/EPA/Hollie Adams

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, não receberá mais multas por ter participado de eventos e festas durante os lockdowns adotados no Reino Unido como medida de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

A Polícia Metropolitana informou nesta quinta-feira (19) que concluiu as investigações sobre eventos com participação de funcionários do governo britânico que desrespeitaram as regras sanitárias e que 126 multas foram determinadas, abrangendo todos os 12 eventos investigados. Johnson teria participado de ao menos seis deles.

Em abril, ele e sua esposa, Carrie, foram notificados por terem comparecido a uma festa de aniversário do primeiro-ministro em Downing Street, residência oficial do premiê, em junho de 2020. Johnson pediu desculpas e disse já ter pago a multa.

Políticos da oposição trabalhista e do próprio partido do premiê pediram sua renúncia devido ao incidente. A Polícia Metropolitana disse que outras sanções não serão impostas ao primeiro-ministro. A multa aplicada em abril tinha o valor de 50 libras (pouco mais de R$ 300).

Segundo informações do jornal The Guardian, as 126 multas foram emitidas para 83 pessoas diferentes (ou seja, algumas receberam mais de uma penalidade).

Apesar de não ter recebido multas adicionais, Johnson ainda enfrenta o risco de mais desgaste no chamado Partygate – como o escândalo foi apelidado –, já que o relatório de uma investigação realizada pela servidora Sue Gray deve ser divulgado na semana que vem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]