• Carregando...

A polícia chilena prendeu nesta sexta-feira três pessoas que transportavam uma bomba de fabricação artesanal e materiais explosivos, na cidade de Antofagasta, no norte do país.

A detenção ocorreu durante a madrugada, quando os Carabineiros realizavam uma operação de controle de veículos e, no interior de um dos inspecionados, encontraram uma garrafa plástica de 2,5 litros com pedaços de ferro e porcas, dinamite, um sistema para acendimento lento de pavio e um detonador.

"É uma quantidade grande e são elementos bastante destrutivos, já que essa dinamite é de alto poder", confirmou à imprensa local o chefe dos Carabineiros da região, o general Hermes Soto.

Os controles policiais foram intensificados em todo o país nos últimos dias, depois do atentado com bomba nas proximidades de uma estação do metrô em Santiago na segunda-feira passada. Ao todo, 14 pessoas ficaram feridas.

O ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, anunciou no Palácio de La Moeda, sede do Executivo, que o governo aplicará a lei antiterrorista aos três detidos em Antofagasta.

"Essas pessoas que foram detidas com material explosivo tinham preparadas lascas para ser usadas contra alvos humanos. Nós vamos aplicar a lei antiterrorista e vamos apresentar as ações legais nas próximas horas", declarou.

Os Carabineiros também encontraram cones de APD, um explosivo utilizado na mineração, que qualificaram como "um elemento com potência bastante superior" e que "teria gerado um prejuízo muito maior do que o provocado no atentado de segunda-feira".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]