• Carregando...
O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, afirmou que o atentado seria realizado em várias cidades simultaneamente. | Bertrand Guay/AFP
O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, afirmou que o atentado seria realizado em várias cidades simultaneamente.| Foto: Bertrand Guay/AFP

A polícia francesa frustrou um novo atentado terrorista com a prisão de sete pessoas em Estrasburgo (nordeste da França) e Marselha (sudeste). A informação foi divulgada segunda-feira (21) pelo ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve. Em Estrasburgo fica a sede do Parlamento da União Europeia.

Sete pessoas, com idades entre 29 e 37 anos, de nacionalidade francesa, marroquina e afegã, foram detidas durante a operação realizada na noite de sábado, depois de uma investigação de “mais de oito meses”, detalhou o ministro. Seis dos suspeitos não eram conhecidos dos serviços de inteligência e o sétimo, um marroquino, era visado por outro país. A operação, segundo Cazeneuve, permitiu “frustrar uma ação terrorista planejada há muito tempo”.

A polícia havia prendido cinco pessoas vinculadas à mesma rede em 14 de junho, alguns dias antes do início da Eurocopa. Segundo o ministro, a investigação deverá “determinar os respectivos papéis das pessoas detidas e estabelecer se o atentado frustrado seria um ataque coordenado simultâneo contra vários lugares do território”, declarou Cazeneuve.

Quatro centenas de detidos

Desde início do ano, 418 pessoas vinculadas a redes terroristas foram presas na França, acrescentou o ministro.

A França enfrenta uma ameaça extremista sem precedentes. Em novembro de 2015, 130 pessoas morreram em atentados coordenados em Paris. Em julho de 2016, 86 perderam a vida de um ataque em Nice, na Côte d’Azur francesa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]