• Carregando...
Policiais usam cavalos para patrulhar pontos turísticos de Paris: cresce medo de ataques terroristas | Bertrand Guay/AFP
Policiais usam cavalos para patrulhar pontos turísticos de Paris: cresce medo de ataques terroristas| Foto: Bertrand Guay/AFP

A polícia francesa prendeu 12 pessoas na manhã de ontem em uma operação que o ministro do Interior disse estar relacionada a uma campanha para conter a ameaça elevada de terrorismo na Europa. A França está em alerta depois que sete pessoas, incluindo cinco cidadãos franceses, foram sequestradas, no mês passado, pelo braço norte-africano da Al-Qaeda. Ainda em se­­tembro houve a aprovação pelo Senado de um projeto que proíbe os véus islâmicos que cobrem todo o rosto.

"Sim, há uma ameaça terrorista na Europa no momento. Ela não deve ser superestimada ou subestimada", disse o ministro do Interior, Brice Hortefeux, à Assembleia Nacional Francesa.

Uma das operações foi realizada contra uma rede que fornecia documentos falsos a extremistas retornando do Afega­­nis­­tão. A polícia prendeu dois ho­­mens no porto mediterrâneo de Marselha e um terceiro na cidade de Bordeaux, na região sudoeste do país, segundo fontes da polícia.

Os três suspeitos tinham ligações com um outro homem, detido na cidade italiana de Nápoles, supostamente com militantes da Al Qaeda. Em outra operação, nove pessoas foram presas sob suspeita de envolvimento com armas e contrabando de explosivos. Essas detenções ocorreram na região ao redor de Marselha. No início de setembro, a polícia italiana antiterrorista prendeu um francês suspeito de pertencer à Al-Qaeda e capaz de instalar explosivos, afirmaram fontes italianas no domingo.Autoridades francesas disseram no mês passado que receberam um aviso anônimo sobre um homem-bomba que estaria planejando um ataque contra o sistema de metrôs de Paris. Se­­gundo fontes de inteligência do Ocidente, as autoridades desvendaram os planos para um ataque coordenado em cidades europeias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]