• Carregando...

Um alemão de 72 anos de idade foi preso em uma ilha grega, sob suspeita de espionar para a Turquia, informou a polícia neste sábado.

O homem disse à polícia que tinha fotografado quartéis e outros edifícios militares na ilha de Chios para cinco pessoas que ele acreditava serem cidadãos turcos, e que lhe pagavam até 1,5 mil euros, ou 2 mil dólares, por cada trabalho.

A polícia suspeita que os indivíduos trabalhem para o serviço secreto turco, disse um oficial da polícia grega, que falou sob condição de anonimato, acrescentando que as investigações estavam em andamento.

O homem tem vivido na ilha perto da costa turca durante os últimos quatro anos e estava tirando fotos de bases militares por pelo menos três anos, segundo a polícia.

Ele foi preso na sexta-feira e será apresentado ante um promotor para enfrentar acusações de espionagem.

Um porta-voz do Ministério do Exterior alemão disse que a embaixada em Atenas estava ciente do caso e estava tentando entrar em contato com o homem. A embaixada turca não pôde ser contatada imediatamente para comentar o assunto.

Turquia e Grécia têm uma longa história de inimizade e chegaram à beira de uma guerra em várias ocasiões, a mais recentemente em 1996, por conta de uma ilhota desabitada do Mar Egeu, mas as relações têm melhorado nos últimos anos.

A polícia disse ter encontrado com o homem câmeras, laptops, mapas e óculos com uma câmera embutida, além de e-mail que ele enviou na semana passada para um destinatário não identificado, com detalhes sobre os navios de guerra gregos e veículos do exército em Chios.

O e-mail também mencionou um incidente amplamente divulgado na terça-feira em que a guarda costeira grega interceptou um barco contendo armas e explosivos nas águas perto da Turquia, cerca de Chios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]