• Carregando...
 | Yorick Jansen/AFP
| Foto: Yorick Jansen/AFP

Três dos quatro responsáveis pelos atentados em Bruxelas foram identificados nesta quarta-feira (23) , todos vinculados aos ataques de Paris.

As autoridades identificaram primeiro dois irmãos, Khalid e Ibrahim El Bakraoui, como dois dos atacantes suicidas. Depois, uma fonte policial informou à AFP que o terceiro suicida era Najim Laachraoui, suposto armeiro do grupo. As três pessoas identificadas estão vinculadas aos atentados de 13 de novembro, em Paris, reivindicados, assim como os de Bruxelas, pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Ao menos quatro brasileiros foram feridos nos ataques em Bruxelas, diz consulado

Leia a matéria completa

Um quarto homem - que está sendo ativamente procurado - aparece em imagem captada pelas câmeras de segurança do aeroporto junto a Ibrahim El Bakraoui e Najim Laachraoui.

O suspeito “deixou uma bolsa com a carga explosiva mais importante, que estourou depois, devido à instabilidade dos explosivos”, quando o esquadrão antibomba estava no local, informou o procurador-federal Frederic Van Leeuw.

A polícia lançou uma vasta operação de captura para tentar encontrar o suspeito.

Na localidade de Schaerbeek, de onde partiram os três atacantes do aeroporto, a polícia fez uma buscas em um apartamento onde se encontrava uma oficina para fabricar explosivos e uma bandeira do grupo Estado Islâmico.

“As buscas (...) permitiram descobrir 15 quilos de explosivos tipo TATP [altamente instável], 150 litros de acetona, 30 litros de água oxigenada, detonadores, uma valise repleta de pregos e parafusos, bem como material destinado a confeccionar artefatos explosivos”, disse o procurador.

Em uma lata de lixo na mesma rua foi encontrado também um computador com um “testamento” de Ibrahim El Bakraoui, no qual ele dizia “não saber o que fazer” e afirmava temer estar sendo procurado “por todas as partes”.

Homenagens

Na praça da Bolsa, um aplauso desafiador se seguiu ao minuto de silêncio em memória das vítimas dos atentados desta terça-feira (22) em Bruxelas.

Em frente ao aeroporto da cidade, as pessoas desenharam corações com as velas na calçada, constatou a AFP. Outros depositavam flores. Muitos funcionários das empresas que operam no aeroporto estavam presentes.

Fechado nesta quarta-feira, o aeroporto não operará voos comerciais “pelo menos até o sábado”, indicou à AFP uma porta-voz do operador Brussels Airlines. As bombas destroçaram a sala de embarque internacional.

Na quinta-feira, os ministros do Interior dos 28 países-membros da UE se reunirão em Bruxelas em caráter extraordinário. Na sexta-feira (25), o secretário de Estado americano, John Kerry, irá prestar sua homenagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]