• Carregando...
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, pediu às nações democráticas que formem uma coalizão contra a China.
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, pediu às nações democráticas que formem uma coalizão contra a China.| Foto: AFP

Em discurso realizado na Biblioteca e Museu Presidencial Richard Nixon, na Califórnia, na tarde desta quinta-feira (23), o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, pediu ao "mundo livre" que "induza" mudanças na China. No evento, Pompeo pediu para que as nações democráticas formem uma coalizão com os Estados Unidos a fim de forçar o Partido Comunista Chinês a mudar seu modus operandi ou enfrentar o isolamento.

Em sua fala, Pompeo sustentou que as recentes ações de Pequim ameaçam "o povo e a prosperidade" ocidentais. Para o secretário, o modo com que a China vem tratando o Ocidente beira o insustentável. "O mundo livre deve triunfar sobre essa tirania. O velho paradigma do envolvimento cego com a China falhou. Não devemos continuar", afirmou.

A gestão de Donald Trump não tem poupado críticas e ataques à China, principalmente após o início da pandemia do coronavírus, que o presidente dos EUA chama de "vírus chinês". Na quarta-feira (23), o governo ordenou o fechamento do consulado chinês em Houston, no Texas, alegando proteção à propriedade intelectual e à privacidade do povo norte-americano. Os EUA também vêm alertando empresas privadas tanto do país quanto estrangeiras sobre possíveis sanções caso iniciem ou continuem a fazer negócios com entidades chinesas que o governo Trump lista como violadoras de direitos humanos.

O local escolhido por Pompeo para fazer o discurso desta quinta-feira (23) foi estratégico. Em 1972, o então presidente Richard Nixon, realizou uma simbólica e história viagem à China, a fim de estreitar os laços entre os EUA e a China de Mao Tsé-Tung. Quase 50 anos após o ocorrido, Pompeo usou o local, que homenageia o ex-presidente, para acusar os chineses de se aproveitar, mentir e trapacear os Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]