• Carregando...
Veja resultado da pesquisa sobre popularidade de Obama |
Veja resultado da pesquisa sobre popularidade de Obama| Foto:

Pesquisa realizada por um instituto americano e divulgada on­­tem mostra que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, continua com a popularidade alta em diversos países do mundo. O Pew Research Center realizou o estudo de abril a maio nos EUA e em outros 21 países. O instituto faz a medição anual desde 2002.

No entanto, de acordo com a pesquisa, muçulmanos em vários países continuam insatisfeitos com as ações dos EUA e estão cada vez mais desiludidos com Obama, o que sugere que sua vontade de me­­lhorar as relações com o mundo islâmico tem tido pouco im­­pacto.

Entre os sete países pesquisados, com maioria muçulmana, a imagem dos EUA foi considerada positiva por apenas 17% das pessoas no Egito, Turquia e Paquistão e 21% na Jordânia. A avaliação po­­sitiva foi de 52% no Líbano, 59% na Indonésia e 81% na Ni­­géria.

O Egito foi onde o país teve a maior queda, caindo 10% na aprovação em relação à pesquisa do ano passado. Em todos os sete países, a percentagem de muçulmanos expressando confiança em Obama diminuiu também.

A pesquisa constatou que a maioria do público na Turquia, Jordânia, Egito, Indonésia, Líbano e Paquistão, dizem os EUA poderiam ser um dia uma ameaça militar ao seu país.

Aprovação

No resto do mundo, os EUA e Oba­­ma geralmente se saem melhor. Na Alemanha e na Espanha, seis entre dez entrevistados, se mostrou favorável ao país e o presiden­­te. Este número duplicou em relação aos anos da era do republicano George W. Bush (2001 a 2009).

Nos EUA, apenas 30% dos pesquisados se disseram satisfeitos com direção de Obama na economia do país e 48% dos americanos apoiam a permanência das tropas dos EUA no Afeganistão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]