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O presidente da Indonésia, Joko Widodo, passando pela bandeira do país em um navio da marinha
O presidente da Indonésia, Joko Widodo, passando pela bandeira do país em um navio da marinha durante sua visita a uma base militar nas ilhas Natuna, que fazem fronteira com o Mar da China Meridional. A Indonésia enviou caças a jato e navios de guerra para patrulhar ilhas próximas ao disputado Mar da China Meridional, aumentando as tensões com Pequim após uma discussão diplomática sobre navios chineses “invasores”.| Foto: Divulgação

As eleições têm consequências, tanto internas como externas. Há um consenso entre os observadores da China de que Pequim espera uma vitória de Joe Biden, porque a última vez que Biden esteve no cargo, como vice-presidente dos Estados Unidos, o país consolidou o controle do Mar da China Meridional.

O Mar da China Meridional é uma das massas de água mais importantes do planeta. Além da China, várias nações, incluindo Vietnã, Malásia e Filipinas, têm suas próprias reivindicações, às vezes sobrepostas, de partes do Mar do Sul da China. Além das reivindicações históricas, de acordo com a Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar (UNCLOS), uma nação tem soberania sobre as águas que se estendem por doze milhas náuticas de sua terra e controle exclusivo sobre as atividades econômicas de 200 milhas náuticas no oceano.

No entanto, usando seu próprio mapa com uma "linha das nove raias", a China afirma que tem direitos históricos sobre cerca de 90% do Mar da China Meridional, incluindo as áreas que se estendem por até 1.200 milhas da China continental e que estão dentro de 100 milhas das costas das Filipinas, Malásia e Vietnã. Nenhum outro país no mundo reconhece a legitimidade do mapa chinês de nove raias ou sua reivindicação histórica.

As disputas entre a China e seus vizinhos asiáticos não se tratam apenas de quem tem a reivindicação legítima historicamente, mas também predominantemente sobre os direitos econômicos. O Mar da China Meridional é rico em recursos naturais como petróleo e gás. É responsável por 10% da pesca mundial e fornece alimento e um modo de vida para milhões de pessoas na região há séculos. A região também é uma das rotas comerciais mais movimentadas do planeta, com cerca de um terço do transporte mundial e mais de US$ 3 trilhões em comércio global passando por esta área anualmente.

Ilhas militarizadas

Quando Xi Jinping se tornou o líder supremo da China comunista em 2013, ele considerou a transformação da China em uma potência marítima, incluindo a expansão no Mar da China Meridional, como um componente chave para o grande rejuvenescimento chinês. De acordo com uma publicação do próprio Partido Comunista Chinês, “Sobre a questão do Mar da China Meridional, [Xi] pessoalmente tomou decisões sobre a construção de ilhas e consolidação dos recifes, e criação da cidade de Sansha. [Essas decisões] mudaram fundamentalmente a situação estratégica do Mar da China Meridional.

A China iniciou esforços de recuperação de terras no Mar da China Meridional em 2013. Pequim inicialmente agiu lenta e cautelosamente enquanto avaliava a reação do governo Obama-Biden. Ele enviou uma draga para o arrecife Johnson do Sul no arquipélago Spratly. A draga era tão poderosa que foi capaz de criar onze hectares de uma nova ilha em menos de quatro meses com a proteção de um navio de guerra chinês.

Quando ficou claro que o governo Obama-Biden não faria nada sério para reagir, a China intensificou suas atividades de construção de ilhas. A China insistiu que seus esforços de recuperação de terras eram para fins pacíficos, como pesca e exploração de energia. No entanto, as imagens de satélite mostram que há pistas, portos, hangares de aeronaves, equipamento de radar e edifícios militares nessas ilhas artificiais.

Atividade ilegal

Percebendo a relutância do governo Obama-Biden em fazer a China recuar nas atividades de construção de ilhas, os vizinhos da China decidiram encontrar outros meios de lidar com a crise em questão. Em 2013, as Filipinas entraram com um caso de arbitragem sob a UNCLOS sobre as reivindicações de soberania da China sobre as ilhas Spratly e o recife de Scarborough.

Em 2016, o Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia rejeitou a maioria das reivindicações do regime comunista sobre o Mar do Sul da China. Também determinou que a construção de ilhas não era apenas ilegal, mas também uma violação flagrante dos direitos econômicos das Filipinas e que "havia causado graves danos ambientais aos recifes". Pequim optou por ignorar a decisão e avançar com mais construção de ilhas e militarização.

Sem a intervenção dos EUA, pequenos países como as Filipinas têm poucos meios para fazer cumprir a decisão e interromper a expansão marítima chinesa no Mar do Sul da China. O ex-secretário da Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, criticou o governo Obama-Biden por dar a Pequim uma rara abertura estratégica para a construção de uma ilha. Enquanto o governo Obama esperava, a China conseguiu recuperar cerca de 3.200 acres de terra em sete áreas no Mar do Sul da China.

Expansão sem reação

O governo Obama-Biden foi o principal responsável por não interromper à força a expansão do Mar da China Meridional desde o início. A abordagem suave e o pensamento positivo do governo deram à China uma janela estratégica de quatro anos para transformar o Mar da China Meridional em quintal da China e nas águas mais perigosas do planeta, uma realidade com a qual o resto do mundo agora tem de conviver.

Foi relatado que, entre 2010 e 2016, 32 dos 45 principais incidentes relatados no Mar da China Meridional envolveram pelo menos um navio chinês. Os pescadores das Filipinas e do Vietnã não podem nem pescar nas águas de suas próprias nações sem serem assediados por guardas costeiros chineses e barcos de pesca chineses militarizados. A Marinha chinesa também respondeu às operações de "liberdade de navegação" da Marinha dos EUA de uma maneira cada vez mais desafiadora e agressiva. Alguns especialistas em segurança nacional prevêem que a primeira guerra entre EUA e China pode ser travada no Mar da China Meridional.

O governo Trump encerrou a expansão incontestável da China no Mar da China Meridional ao anunciar em julho que os Estados Unidos apóiam a decisão de Haia de 2016 e se opõem a várias reivindicações de Pequim no local. No mesmo mês, a Marinha dos Estados Unidos também enviou dois porta-aviões para águas próximas ao Mar da China Meridional, quando a China realizou um grande exercício militar.

Seguindo o exemplo dos EUA, o presidente filipino Rodrigo Duterte, que agradou a Pequim desde que assumiu o cargo em 2016, disse recentemente para a China obedecer o direito internacional, incluindo a decisão de Haia para resolver qualquer disputa no Mar da China Meridional.

Biden pode ter adotado uma retórica dura contra a China, mas suas ações passadas - e omissões - falam mais alto do que suas palavras. Na última vez em que Biden esteve no comando, a China concluiu sua expansão no Mar do Sul da China. Se Biden for eleito em novembro deste ano, Pequim acredita que Biden é alguém com quem ela poderia fazer negócios e espera que ele revise as políticas de linha dura do governo Trump em relação à China.

A recente revelação das negociações questionáveis ​​de Hunter Biden na China mostra que Pequim investiu pesadamente para cultivar um bom relacionamento com a família Biden por décadas. Uma presidência de Biden por quatro anos provavelmente dará à China tempo suficiente para cumprir sua ambição: colocar os blocos de construção finais de uma ordem mundial centrada na China, transformando-se em uma potência tecnológica por meio da conclusão da iniciativa "Made in China 2025", e possivelmente tomando Taiwan à força.

Helen Raleigh é autora do livro "Backlash: How China's Aggression Has Backfired"

©2020 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês
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