i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Eleição contestada

Por que Biden ainda não se declarou presidente

  • PorRafael Salvi, com Estadão Conteúdo
  • 06/11/2020 23:05
joe biden
Candidato democrata à presidência, Joe Biden| Foto: ANGELA WEISS/AFP

De acordo com a Decision Desk HQ, o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, virou na contagem de votos, contra o republicano Donald Trump no estado da Pensilvânia. Com os 20 delegados garantidos pelo estado, Biden será o novo presidente dos Estados Unidos. Porém, o candidato democrata ainda não se declarou oficialmente como vencedor da disputa, preferindo tratar da vitória ainda no futuro. “Vamos vencer” afirmou ele na noite de sexta-feira.

Por outro lado, Donald Trump, candidato à reeleição, afirma que uma grande quantidade de votos ilegais foi acrescentada na contagem e já está movendo processos na Suprema Corte para pedir recontagem em alguns estados fundamentais como Pensilvânia, Wisconsin, Michigan e Geórgia. Na noite de sexta-feira, dia 6, uma decisão da Suprema Corte ordenou a separação de parte dos votos da Pensilvânia.

Um comunicado assinado pelo conselheiro geral da campanha republicana, Matt Morgan, informou nesta manhã de sexta-feira que “A falsa projeção de Joe Biden como vencedor é baseada em resultados em quatro estados que estão longe do final. A Geórgia segue para uma recontagem, onde estamos confiantes que encontraremos cédulas coletadas de maneira imprópria”. A nota acrescentou também que houve “muitas irregularidades” na Pensilvânia.

Trump foi na mesma esteira, afirmando no Twitter que venceu “facilmente a Presidência dos Estados Unidos com a contagem legal de votos”. E acrescentou “A Suprema Corte deve decidir!”

Biden, apesar de ter delegados suficientes para se proclamar vencedor, deve esperar a contagem chegar ao final para fazê-lo, e ainda terá de esperar mais algumas semanas até Trump dar o braço a torcer.

Como a eleição no país depende das regras de cada estado, normalmente, os processos judiciais devem passar pelo juiz do condado, o Tribunal de Apelação e a Suprema Corte do estado, até chegar à Suprema Corte americana.

Em geral, são processos longos, mas a urgência para se definir o presidente antes de 2021 tende a fazer com que o litígio ocorra mais rápido. Na eleição do republicano George W. Bush, em 2000, por exemplo, o processo aberto pelos democratas sobre a recontagem na Flórida levou cerca de 40 dias para ser decidido. Contudo, não houve mudança no pleito e a vitória republicana nas urnas foi confirmada.

Como há mais estados envolvidos nessa disputa judicial, não é improvável que a oficialização do candidato demore um pouco mais, a menos que Trump desista do pleito.

Um virada republicana será muito difícil, mesmo que ganhe alguns processos. A grande questão é saber se, caso os republicanos provem as alegações de fraude, elas serão suficientes para mudar o resultado final de cada estado. Como bem lembrou o autor Andrew C. McCarthy na National Review: “Em uma eleição, se um candidato alega fraude e consegue prová-la, mas não o suficiente para alterar o resultado, não há consequências significativas no que diz respeito à eleição”.

Na manhã de sábado, dia 7, Biden tinha vantagem de cerca de 7 mil votos na Geórgia. O secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, afirmou na sexta-feira que “com uma margem tão pequena, provavelmente haverá uma recontagem” no estado.

De fato, uma mera recontagem poderia eventualmente reverter o estado para Trump. Porém, isso não seria suficiente para Trump vencer o pleito. Ele teria de ganhar a Pensilvânia e Michigan ou Wisconsin.

Suprema Corte já tem decisão favorável a Trump na Pensilvânia

Os republicanos precisariam provar que um volume muito maior de votos foi contado ilegalmente nesses estados. Em Michigan, 146 mil votos separam os dois candidatos. É muito difícil que consiga reverter tantos votos de diferença em Michigan, mesmo que os republicanos consigam provar as alegadas fraudes.

A situação é diferente na Pensilvânia e Wisconsin. Na Pensilvânia, Biden vence atualmente por uma margem de quase 30 mil votos. Em Winsconsin, cerca de 20 mil.

Neste último estado, Tim Murtaugh, porta-voz da campanha republicana, acusa os trabalhadores eleitorais de “corrigir ou adicionar informações” nas cédulas que estariam preenchidas de forma errada. Segundo ele, “cerca de 15% a 20% das cédulas enviadas pelo correio no condado de Milwaukee” apresentaram esse problema. Outro fator que pode beneficiar o republicano é que ele pode pedir legalmente uma recontagem no estado, caso a diferença de votos entre os candidatos não seja maior que 1%.

Na Pensilvânia, os democratas são acusados de violar as regras eleitorais, ao oferecer informações sobre cédulas pelo correio rejeitadas a membros do partido. O processo cita um e-mail enviado aos diretores eleitorais dos condados às 20h38 de segunda-feira, dia 2, véspera da eleição, por Jonathan Marks, vice-secretário de Eleições da Pensilvânia. No e-mail, Marks escreveu que “os conselhos eleitorais do condado devem fornecer informações aos representantes do partido e dos candidatos durante a pré-apuração que identificam os eleitores cujas cédulas foram rejeitadas” para que pudessem ser oferecidos uma cédula provisória.

Os republicanos argumentam que a orientação de Marks viola o código eleitoral do estado, que declara que “nenhuma pessoa observando, comparecendo ou participando de uma reunião pré-apuração pode divulgar os resultados de qualquer parte de qualquer reunião pré-apuração eleitoral antes do encerramento das urnas”.

“Se um candidato alega fraude e consegue prová-la, mas não o suficiente para alterar o resultado, não há consequências significativas no que diz respeito à eleição.”

Andrew McCarthy, escritor, em artigo na National Review

Na sexta-feira, após Biden tomar de Trump a liderança na Pensilvânia, o Partido Republicano entrou com uma outra ação na Suprema Corte americana, desta vez pedindo a separação das cédulas enviadas pelo correio e recebidas após o dia da eleição e a suspensão da contagem desses votos. Foi a primeira ação ligada à eleição levada ao mais alto tribunal dos EUA após a votação.

“Se os conselhos eleitorais dos condados contarem, e não separarem as cédulas que chegam atrasadas, podem tornar impossível para este tribunal reparar os resultados eleitorais contaminados por cédulas apuradas ilegalmente, fora do prazo ou enviadas pelo correio”, afirmam os advogados republicanos na ação. A secretária de Estado da Pensilvânia, Kathy Boockvar, já havia decidido separar as cédulas até que o caso fosse resolvido nos tribunais, mas a ação alegava que isso não estava ocorrendo. O justice (nome dado aos integrantes da Suprema Corte) Samuel Alito deu razão à campanha republicana e reforçou a determinação em decisão monocrática.

Boockvar garante que o número de cédulas envolvidas na decisão não é significativo. Entre quarta-feira e quinta-feira, a Filadélfia recebeu apenas 500 votos pelo correio, segundo a imprensa americana. Como a disputa está acirrada, no entanto, os republicanos acreditam que vale a pena brigar por cada voto na Pensilvânia. Para os democratas, a melhor opção no momento, além de acompanhar os processos nos tribunais, é torcer para a diferença de votos aumentar no estado e deixar a ação judicial da campanha de Trump perder a relevância.

Recontagem em 2000 não foi suficiente para reverter resultado

Se os juízes decidirem por uma revisão mais ampla dos votos das cédulas pelo correio, isso pode ter um impacto favorável a Trump na contagem final nos dois estados. Porém, uma mera recontagem dificilmente mudaria o quadro. Segundo levantamento do site FiveThirtyEight, as recontagens normalmente não alteram a margem em um valor que seria grande o suficiente para afetar o resultado de uma eleição presidencial. Na história recente dos Estados Unidos, a maior reviravolta ocorreu na recontagem da eleição presidencial de 2000 na Flórida, quando Al Gore cortou 1.247 votos da liderança de George W. Bush, o que não foi suficiente para levar o estado para o lado democrata. Trump tem ainda alguma chance, mas precisaria de um feito inédito na história americana para se reeleger.

47 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 47 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • Z

    Zyss

    ± 22 horas

    O tal Freitas virou comunista e nem sabe. É o cúmulo da burrice. Kkkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 0 minutos

      IvoHM: Ivo, como sempre, você só sabe ofender. Uma vergonha. Um velho decrépito, sem a menor educação.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 18 horas

      Zyss: e esta vai para o balaio dos censurados. Como disse o Professor Olavo: "Um liberal é um ** aberto ansioso por uma ****** comunista".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 18 horas

      Zyss: Como bem representado no Video "Liberais", dos Brasileirinhos (está no Youtube), é isto que ele é. Prudência e sofisticação! Adora uma mão invisível. Dá sempre as costas aos extremismos. É um NOVO jeito de fazer política...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 22 horas

      Cara, não sou comunista. Sou contra uma direita violenta. Não voto no PT, mas jamais voltarei a votar em famílias milicianas. NÃO SOU RADICAL.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • F

    F.H.O

    ± 22 horas

    Bozo vai imitar Trump em 2022. Mas aqui não tem chororô. Temos uma justiça eleitoral.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 23 horas

      Até para inventar uma fraude, os trumpistas são muito buhhhrrros.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        Fernando Lage

        ± 23 horas

        Não gostaria de estar chamando vocês do Gazeta, de sábados e escroques! Acontece que a Suprema Corte já declarou que votos somados após o dia 3/11 não tem valor e suspendeu a contagem. Vocês, continuam insistindo nas Fake News sobre este assunto superado.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • F

          Freitas

          ± 23 horas

          kkkkkkkkkkkkk Quer dizer que os votos dos miltares que estão no exterior e chegaram após o dia 03.11 vão ser jogados no lixo... Eita...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • J

        jota moreno

        ± 24 horas

        Eleição americana é arcaica. No Brasil tudo é moderno inclusive encontraram DEZ urnas eletrônicas na fazenda de José Janene (in memoriam, com todo o respeito) em Londrina e o Janeninho júnior vai bem obrigado... Coitadinhos dos pé vermeio de londrininha!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          JOSMAR PORTUGAL VAZ

          ± 24 horas

          Os comunistas americanos , diga-se democratas, são ladrões ....fraudaram as eleições presidenciais de uma forma vergonhosa......Biden está com vergonha por este motivo ainda não se declarou vencedor.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcos

            ± 24 horas

            Interessante sera acompanhar tambem o 'milagre da cura do covid-19 pelos democratas'.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • T

              TIAGO

              ± 24 horas

              Ele se declarar vencedor vai incendiar a base do Trump. É por isso q não fez.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                Felipe Martinelli

                ± 1 dias

                O colunista acha que somos idiotas. A fraude foi feita na medida certa, com a quantidade de votos necessários pro Binden ganhar. Trump provará a fraude e leva essa. Democratas e imprensa deveriam ser presos.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • J

                  Jared280

                  ± 1 dias

                  Mais um descolado da realidade. Depois era o "PT que não sabe perder". Gente LIXO.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • Z

                Zyss

                ± 1 dias

                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • F

                  Freitas

                  ± 1 dias

                  A pandemia pune aqueles que a desprezaram.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • F

                    Felipe Martinelli

                    ± 1 dias

                    Pandemia = esquerdista fraudador de eleições.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • C

                  Cidadão Brasileiro

                  ± 1 dias

                  Trump blefa, mas sabe que danou-se - e a culpa é toda dele mesmo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Freitas

                    ± 1 dias

                    FRAUDE EM MICHIGAN? Não... https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/confirma-se-que-um-conjunto-de-130-mil-votos-em-michigan-foram-100-para-biden

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • F

                      Freitas

                      ± 1 dias

                      "Muitas das publicações detectadas pelo Polígrafo apontam para uma alegada prova de "fraude eleitoral", mas na realidade tratou-se apenas de um erro de digitação ou processamento de dados, aliás prontamente corrigido. Acresce que os mapas com a evolução da contagem NEM SEQUER SÃO OFICIAIS OU DE ENTIDADES RESPONSÁVEIS PELA CONTAGEM DE VOTOS."

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Freitas

                      ± 1 dias

                      "Algumas versões da peça de desinformação citam como fonte um artigo do site conservador Red State, que afirmava que os 138 mil votos encontrados seriam um “milagre” para Biden. O texto, no entanto, foi atualizado para acrescentar que se tratava de um erro da plataforma utilizada para visualizar os dados."

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Luiz Gustavo Lopes Miranda

                    ± 1 dias

                    Reportagem tendenciosa pra biden, imparcialidade zero, outra coisa o democrata não se declarou presidente notoriamente por medo de estar relacionado as fraudes que aconteceu, sim e so acessar o Twitter a várias provas de que houve fraude, aí vem um jornalista falar que não há provas, melhor passar a se informar melhor

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • C

                      Cidadão Brasileiro

                      ± 1 dias

                      “Provas” forjadas e disseminadas pelas redes sociais para que os fanáticos sintam-se esperançosos em sua “causa justa” e dispostos a uma “guerra santa pelo líder” contra os “infiéis do capitalismo”... oras, ridículo isso... Trump perdeu no voto, popular inclusive, mas quem diria que os extremistas do oriente médio inspirariam estratégias políticas na disputa democrática da América!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcelo Roberto Fernandes

                    ± 1 dias

                    Recentemente tivemos um presidente que falou que houve fraude nas eleições. Afirma que ganhou no primeiro turno e tem provas...até hoje estamos esperando as ditas provas.....e gado muu muu muu

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      paulo cesar de castro silveira

                      ± 1 dias

                      No Brasil, há noventa anos, denúncia de fraude levou a revolução. O certo é trump se ""perder"" chamar o povo para a luta.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      2 Respostas
                      • J

                        Jared280

                        ± 1 dias

                        Enlouqueceu [2]?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Freitas

                        ± 1 dias

                        Enlouqueceu?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • J

                      Jared280

                      ± 1 dias

                      Não se declarou vencedor porque é um democrata. Entendedores, entenderão.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        Eden Lopes Feldman

                        ± 1 dias

                        O melhor é aceitar a realidade que a metade dos habitantes da maior potência do mundo deseja abandonar o capitalismo e ter um governo socialista. Não discuto as razões, apenas aceito esta realidade. Não me agrada, mas temos que admitir. O progressismo derrubará os Estados Unidos. Na minha opinião, o mundo perde e as ditaduras agradecem. E a primeira grande crise será a China aumentando sua pressão militar sobre Taiwan. Que para Biden não terá a menor importância. E na sequência o Oriente Médio voltará a ser um palco de tensões militares. Pois Biden também não se importa e sua vice mudará o enfoque sobre os conflitos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • C

                          Cidadão Brasileiro

                          ± 1 dias

                          Não diga besteirol. A jogada política da hora é essa mesma, descrever a realidade em dois polos e definir o oposto como ameaça terrível. Tem gente que papagaia tudo sem perceber seu utilitarismo a quem de fato está ganhando com isso.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • D

                        Daniel M

                        ± 1 dias

                        Gazeta deu aquela lacrada de sempre. Já teve uma vez que 2 presidentes se consideraram eleitos até 2 dias antes da posse. Tudo é possível nesse sistema “ democrático”.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • F

                          Freitas

                          ± 1 dias

                          Ivo Hauer, 130 mil votos? Por que Trump ou algum líder republicano não menciona essa quantidade absurda? Veja do que eles reclamam em Michigan >>> Em entrevista coletiva, a líder do Comitê Nacional Republicano do Michigan, Ronna Romney, afirmou que cédulas de votos em Trump foram contabilizadas para o rival Joe Biden. "Aqui no Michigan encontramos 2.000 cédulas que eram de republicanos e foram dadas aos democratas", declarou Romney? >>> Ivo, coloque aqui a fonte da sua notícia.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • I

                        IvoHM

                        ± 1 dias

                        Em Michigan, onde a vantagem é maior, ocorreu aquele estranho caso onde, de uma só tacada, entraram cerca de 130 mil votos para Biden, e nenhum, zero, para Trump. Qual é a chance estatística de isto ocorrer?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        5 Respostas
                        • I

                          IvoHM

                          ± 1 dias

                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 1 dias

                          IvoHM: LEIA >>>> https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/confirma-se-que-um-conjunto-de-130-mil-votos-em-michigan-foram-100-para-biden

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • I

                          IvoHM

                          ± 1 dias

                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 1 dias

                          Algumas versões da peça de desinformação citam como fonte um artigo do site conservador Red State, que afirmava que os 138 mil votos encontrados seriam um “milagre” para Biden. O texto, no entanto, foi atualizado para acrescentar que se tratava de um erro da plataforma utilizada para visualizar os dados.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 1 dias

                          Ivo Hauer, 130 mil votos? Por que Trump ou algum líder republicano não menciona essa quantidade absurda? Veja do que eles reclamam em Michigan >>> Em entrevista coletiva, a líder do Comitê Nacional Republicano do Michigan, Ronna Romney, afirmou que cédulas de votos em Trump foram contabilizadas para o rival Joe Biden. "Aqui no Michigan encontramos 2.000 cédulas que eram de republicanos e foram dadas aos democratas", declarou Romney? >>> Ivo, coloque aqui a fonte da sua notícia.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • R

                        Ricardo Bellodi

                        ± 1 dias

                        Biden vai se declarar vencedor quando atingir de forma inequívoca 308 votos no colégio eleitoral, isto é, quando Arizona, Geórgia, Pensilvânia e Nevada não tiverem mais volta. Não vai esperar pelas decisões das ações judiciais a serem propostas por Trump que a cada dia passa a ser visto como um mal perdedor. No dia 20 de janeiro de 2021 o presidente eleito no dia 3 p.p. toma possa e se na Casa Branca tiver alguém que se diz presidente e não for o eleito, certamente será preso. Os EUA não são a mais antiga democracia do mundo moderno à toa.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          Joaquim

                          ± 1 dias

                          Se há fraude é necessário um "RIGOR" nas investigações, e mudar o rumo da história política do país mais poderoso da Via Láctea.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            Joaquim

                            ± 1 dias

                            Se há fraude é necessário um ricos nas investigações urgente. E mudar o rumo da história política do país mais poderoso da Via Láctea.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              D. L. Paiva

                              ± 1 dias

                              Mas quem responderia pelo crime de fraude, e qual seria a punição?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              Fim dos comentários.